Rede de Burla 'Olá Mãe, Olá Pai' Desmantelada com Detenção e Vasta Apreensão em Braga



A Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Comando Territorial de Faro e do Subdestacamento Territorial de Albufeira, deteve na passada quarta-feira, 19 de novembro, um homem de 26 anos na cidade de Braga. A detenção em flagrante delito ocorreu no contexto do desmantelamento de uma rede criminosa suspeita da prática de crimes de burla qualificada e branqueamento de capitais, nomeadamente através do esquema fraudulento conhecido como “Olá Mãe, Olá Pai”. No âmbito da operação, que contou com o reforço das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais do Porto e de Braga, foram realizadas duas buscas domiciliárias nos concelhos de Gondomar e Braga.
Durante as buscas, as autoridades apreenderam dois equipamentos com 128 'slots' cada, destinados a comunicações em massa, que se encontravam em pleno funcionamento.
Estes dispositivos eram utilizados para executar as burlas, bem como outros crimes através da plataforma Telegram.
O material apreendido inclui um volume significativo de equipamento tecnológico e financeiro: 15.111 cartões SIM de uma operadora nacional, vinte cartões bancários, dezanove 'pen drives', dez computadores, cinco telemóveis e cinco discos rígidos.
Adicionalmente, foram identificadas cerca de dez carteiras de criptomoeda que seriam utilizadas para a movimentação dos capitais obtidos com a atividade criminosa. O detido foi presente no Tribunal Judicial de Portimão, onde lhe foi aplicada a medida de coação de apresentações periódicas semanais no posto policial da sua área de residência.












