menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Mau tempo condiciona buscas por três pescadores desaparecidos em Caminha

As buscas pelos três pescadores desaparecidos desde domingo em Caminha, Viana do Castelo, prosseguiram pelo terceiro dia sem sucesso. A forte agitação marítima e o vento intenso continuam a limitar severamente as operações no mar.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Três pescadores de nacionalidade indonésia continuam desaparecidos após o naufrágio da embarcação em que seguiam no domingo, junto a uma zona rochosa da ilha de Ínsua, em Caminha. Dos cinco tripulantes a bordo, dois foram resgatados e transportados para o hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, encontrando-se ambos fora de perigo, embora um deles apresente "um quadro clínico com mais reservas", segundo o capitão do porto de Caminha, Fernando Pereira.

O terceiro dia de buscas, esta terça-feira, foi fortemente condicionado pelo agravamento das condições meteorológicas.

A forte ondulação e o vento intenso obrigaram ao encerramento da barra de Caminha, limitando a operação de uma embarcação da Polícia Marítima ao seu interior. Durante a manhã, e aproveitando uma janela de oportunidade meteorológica, estiveram no local um helicóptero da Força Aérea Portuguesa e uma aeronave de salvamento espanhola.

Contudo, outros meios, como o salva-vidas "Atento", tiveram de recolher devido ao agravamento do estado do mar. As buscas em terra prosseguiram com patrulhas apeadas e motorizadas entre o forte do Cão e a foz do rio Minho.

As diligências realizadas até ao momento não produziram resultados.

O acesso ao Forte da Ínsua, realizado na segunda-feira e repetido na terça-feira durante a baixa-mar, permitiu apenas encontrar destroços da embarcação, sem qualquer vestígio dos desaparecidos.

Para quarta-feira, prevê-se uma ligeira melhoria do tempo, o que poderá permitir focar as buscas na zona do acidente. No entanto, Fernando Pereira adiantou que os meios afetos às operações serão gradualmente reduzidos, passando as buscas a ser efetuadas pelos elementos do comando local e bombeiros.

As capitanias vizinhas e as autoridades espanholas foram alertadas e mantêm-se vigilantes.

O armador e a seguradora estão a avaliar a remoção do barco encalhado.

Artigos

14
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones