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Novos modelos elétricos e híbridos chegam ao mercado enquanto a Europa reavalia o fim dos motores a combustão

O mercado automóvel europeu vive um período de transição, marcado pelo lançamento de novos modelos elétricos e híbridos e por uma reavaliação das metas ambientais que poderão moldar o futuro da indústria.
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O setor automóvel em Portugal e na Europa assiste à chegada de várias novidades, com destaque para a eletrificação, ao mesmo tempo que as políticas ambientais são alvo de revisão. A Mazda iniciou a pré-venda da nova geração do SUV CX-5 em Portugal, com preços a partir de 39.988 euros.

O modelo apresenta um novo motor 2.5 e-Skyactiv G com sistema mild-hybrid de 24V e 141 cv.

Também a Mitsubishi abriu as pré-vendas para o seu primeiro SUV totalmente elétrico, o Eclipse Cross EV, que promete uma autonomia superior a 620 km e um preço de lançamento de 43.000 euros para as primeiras 50 unidades. A Nissan revelou os preços para o novo Micra 100% elétrico, que partilha a plataforma com o Renault 5 E-Tech, disponível a partir de 27.750 euros e com duas opções de bateria, oferecendo autonomias até 419 km.

No panorama europeu de vendas, o Renault Clio destacou-se em novembro como o modelo mais vendido, ultrapassando o Dacia Sandero, que, no entanto, mantém a liderança no acumulado do ano. O Volkswagen T-Roc manteve-se no terceiro lugar.

Em contraste, modelos como o Peugeot 2008 e o Volkswagen Tiguan registaram quedas significativas nas vendas.

O mercado chinês, por sua vez, prevê que em 2040 um terço dos carros novos ainda inclua motores de combustão, embora integrados em sistemas híbridos ou como extensores de autonomia, numa abordagem distinta da europeia. Esta dinâmica de mercado ocorre num momento em que a União Europeia reviu as suas metas para 2035, recuando na proibição total de novos carros com motor a combustão. A nova meta aponta para uma redução de 90% das emissões, uma decisão bem recebida pela Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) em Portugal, que alertava para os riscos económicos de uma proibição total. A indústria considera a medida anterior uma "autopunição", dadas as dificuldades em competir com os preços dos veículos elétricos chineses.

Neste contexto, a BYD planeia desenvolver um modelo híbrido plug-in especificamente para o mercado europeu.

Outras notícias do setor incluem a entrega de 352 novos Skoda Kodiaq à polícia checa, equipados com um "modo espião" que permite desligar os faróis para operações noturnas, e a apresentação do novo Mitsubishi Grandis, um SUV compacto com tecnologia mild-hybrid.

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