menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Qualificação de Cabo Verde para o Mundial de Futebol de 2026

Cabo Verde prepara-se para o jogo de futebol mais importante da sua história, com a seleção nacional, os 'Tubarões Azuis', a um passo de garantir um apuramento inédito para o Campeonato do Mundo de 2026.
News ImageNews ImageNews Image

A nação cabo-verdiana vai parar esta segunda-feira para assistir ao encontro decisivo contra Essuatíni, agendado para as 17h00 de Portugal.

A importância do jogo levou o governo a conceder tolerância de ponto e espera-se lotação esgotada no Estádio Nacional, na Praia, com capacidade para 15 mil espectadores, cujos bilhetes esgotaram rapidamente.

A euforia é visível não só no país, mas também dentro da seleção, como demonstrou um vídeo partilhado pelo guarda-redes Bruno Varela.

Cabo Verde chega à 10.ª e última jornada da fase de qualificação africana como líder do Grupo D, com 20 pontos, mais dois do que os Camarões, a seleção africana com mais presenças em Mundiais. Os 'Tubarões Azuis' são favoritos frente a Essuatíni, última classificada do grupo, sem qualquer vitória.

Uma vitória garante o primeiro lugar e o apuramento direto para o Mundial que será organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.

O empate ou até a derrota podem ser suficientes, desde que os Camarões não vençam o seu jogo contra Angola.

Em caso de igualdade pontual, os Camarões têm vantagem na diferença de golos (12 contra 5).

A decisão do apuramento foi adiada para esta última jornada após um empate a três golos na Líbia.

Apesar de ter a qualificação adiada, a equipa já garantiu, no mínimo, um lugar no play-off destinado aos melhores segundos classificados.

Se o apuramento se confirmar, será a primeira vez que Cabo Verde participa num Campeonato do Mundo e a primeira vez que uma seleção dos PALOP o consegue desde a presença de Angola em 2006.

Artigos

56
Ver mais▼

Desporto

Ver mais
categoryVer categoria completa