
Qualificação de Cabo Verde para o Mundial de Futebol de 2026



A nação cabo-verdiana vai parar esta segunda-feira para assistir ao encontro decisivo contra Essuatíni, agendado para as 17h00 de Portugal.
A importância do jogo levou o governo a conceder tolerância de ponto e espera-se lotação esgotada no Estádio Nacional, na Praia, com capacidade para 15 mil espectadores, cujos bilhetes esgotaram rapidamente.
A euforia é visível não só no país, mas também dentro da seleção, como demonstrou um vídeo partilhado pelo guarda-redes Bruno Varela.
Cabo Verde chega à 10.ª e última jornada da fase de qualificação africana como líder do Grupo D, com 20 pontos, mais dois do que os Camarões, a seleção africana com mais presenças em Mundiais. Os 'Tubarões Azuis' são favoritos frente a Essuatíni, última classificada do grupo, sem qualquer vitória.
Uma vitória garante o primeiro lugar e o apuramento direto para o Mundial que será organizado pelos Estados Unidos, Canadá e México.
O empate ou até a derrota podem ser suficientes, desde que os Camarões não vençam o seu jogo contra Angola.
Em caso de igualdade pontual, os Camarões têm vantagem na diferença de golos (12 contra 5).
A decisão do apuramento foi adiada para esta última jornada após um empate a três golos na Líbia.
Apesar de ter a qualificação adiada, a equipa já garantiu, no mínimo, um lugar no play-off destinado aos melhores segundos classificados.
Se o apuramento se confirmar, será a primeira vez que Cabo Verde participa num Campeonato do Mundo e a primeira vez que uma seleção dos PALOP o consegue desde a presença de Angola em 2006.
Artigos
56























































Desporto
Ver mais
Corentin Moutet levou a melhor diante de Alex Michelsen para marcar encontro com Daniil Medvedev na final do ATP 250 de Almaty. Continue reading Moutet apura-se para a sua terceira final da carreira e luta pelo título em Almaty com Medvedev at Bola Amarela.

O FC Porto venceu o Celoricense por 4-0 em Barcelos, na terceira eliminatória da Taça de Portugal. Jan Bednarek abriu o marcador aos 9′. Na segunda parte, Samu Aghehowa entrou aos 60′ e tornou-se decisivo: marcou aos 62′, fez o bis aos 71′ e fechou o marcador aos 73′. Com este triunfo, a equipa orientada … Read more...

O Sporting triunfou este sábado no Dragão Arena ao bater o FC Porto por 76-82, em encontro da terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol. A equipa leonina entrou forte com um parcial de 0-8 e chegou a gozar de uma vantagem de 11 pontos (1-12). O FC Porto tentou reagir, mas os visitantes mantiveram … Read more...
