Operação policial internacional desmantela rede de tráfico de cocaína do Brasil para a Europa



Uma organização criminosa que transportava cocaína em grandes quantidades do Brasil para a Europa foi desarticulada através de uma operação policial internacional designada "Silbo".
A ação contou com a colaboração da Polícia Judiciária (PJ) de Portugal, da Guardia Civil de Espanha e da Polícia Federal do Brasil, com o apoio da Europol e de outras autoridades europeias. As autoridades acreditam que a totalidade da organização, desde os seus líderes no Brasil até aos responsáveis pela logística e distribuição na Europa, foi desmantelada. No decurso da operação, foram detidos oito suspeitos no Brasil, dos quais três residiam em Portugal e já se encontravam sob vigilância da PJ.
Foram também cumpridos 22 mandados de busca em território brasileiro e quatro em Portugal, resultando na apreensão de diversos bens, valores, viaturas e documentação.
Estas detenções somam-se a outras 37 realizadas em Espanha no mês de setembro, as quais visaram os membros responsáveis pela receção da droga no continente europeu. Entre os detidos em Espanha encontrava-se o homem que seria o responsável pela logística da organização.
A investigação, que durou mais de um ano, teve origem na interceção de uma embarcação de pesca em finais de 2024, em águas internacionais ao largo de Cabo Verde. A embarcação, que partira do sul da Bahia, no Brasil, transportava aproximadamente 1.600 quilos de cocaína. Essa apreensão, realizada no âmbito da operação "Ventos Alísios", contou com a participação ativa da Polícia Judiciária e da Marinha portuguesa.
As investigações prosseguem, em inquérito titulado pelo Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa.






