menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Calendário de 2026 oferece vários fins de semana prolongados mas menos pontes

O ano de 2026 contará com vários fins de semana prolongados, mas oferecerá menos oportunidades para fazer ponte em comparação com 2025, uma vez que três feriados nacionais coincidem com sábados ou domingos.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O calendário de 2026 apresenta um total de cinco fins de semana prolongados — seis para quem trabalha no Porto — e quatro possibilidades de ponte. Esta configuração representa menos dias de descanso adicionais em relação ao ano anterior, pois o Dia da Liberdade (25 de abril) e a Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto) calham a um sábado, enquanto o Dia de Todos os Santos (1 de novembro) ocorre a um domingo. Para os residentes em Lisboa, o feriado de Santo António (13 de junho) também será num sábado.

O ano começa sem feriados em janeiro, para além do Ano Novo.

A primeira oportunidade para uma pausa surge em fevereiro com o Carnaval a 17 de fevereiro, uma terça-feira, que, embora seja um feriado facultativo, poderá permitir uma ponte. Após um março sem feriados, abril traz o primeiro fim de semana prolongado com a Sexta-feira Santa a 3 de abril. Em maio, o Dia do Trabalhador (1 de maio) calha a uma sexta-feira, garantindo mais um fim de semana de três dias. Junho é um mês com mais pausas: o Corpo de Deus (4 de junho) é a uma quinta-feira, permitindo uma ponte, e o Dia de Portugal (10 de junho) celebra-se a uma quarta-feira. Os Santos Populares trazem sortes distintas, com o São João no Porto (24 de junho) a calhar a uma quarta-feira.

O verão será menos generoso em pausas, com julho e setembro sem feriados nacionais.

Em outubro, a Implantação da República (5 de outubro) a uma segunda-feira garante um fim de semana prolongado.

A reta final do ano é mais favorável ao descanso.

Dezembro oferece duas oportunidades de ponte, com os feriados da Restauração da Independência (1 de dezembro) e da Imaculada Conceição (8 de dezembro) a ocorrerem em terças-feiras. O ano encerra com o Natal (25 de dezembro) e a Passagem de Ano a serem celebrados em sextas-feiras, proporcionando dois últimos fins de semana prolongados.

Artigos

6
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones