menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Califórnia Redesenha Mapa Eleitoral para Contrabalançar Influência Republicana

Os eleitores da Califórnia aprovaram uma medida para redesenhar os distritos eleitorais, uma manobra estratégica que poderá reforçar a maioria democrata no Congresso dos EUA e que é vista como uma resposta direta a táticas semelhantes no Texas.
News ImageNews ImageNews Image

Os habitantes da Califórnia aprovaram em referendo a Proposição 50, uma medida que permite redesenhar temporariamente as fronteiras dos distritos eleitorais do estado.

A proposta, oficialmente denominada 'Election Rigging Response Act' ('Lei de Resposta à Fraude Eleitoral'), foi aprovada com 64,7% dos votos a favor, contra 35,3% de votos contra, segundo a Associated Press, logo após o fecho das urnas na terça-feira.

Esta iniciativa, impulsionada pelo governador democrata Gavin Newsom e apoiada por figuras como Barack Obama, tem como objetivo principal combater o 'gerrymandering' republicano.

A intenção é anular uma medida semelhante implementada no Texas sob instruções de Donald Trump, permitindo aos democratas eleger até mais cinco congressistas nas eleições intercalares de 2026.

O governador Newsom afirmou que a vitória representa uma mensagem clara a Donald Trump e uma vitória para o povo da Califórnia e dos Estados Unidos.

Entre os assentos republicanos que os democratas esperam conquistar está o do distrito 22, atualmente ocupado pelo lusodescendente David Valadão, que venceu a sua eleição em 2024 com 53,4% dos votos. Os outros lugares em risco para os republicanos são os de Doug LaMalfa, Kevin Kiley, Ken Calvert e Darrell Issa.

A campanha em torno da Proposição 50 foi dispendiosa, com apoiantes e opositores a gastarem mais de 150 milhões de dólares (130,5 milhões de euros).

A aprovação da medida é também vista como uma vitória pessoal para Gavin Newsom, fortalecendo a sua posição e sendo considerada um passo na sua possível candidatura presidencial em 2028.

Este sucesso na Califórnia alinha-se com outras vitórias democratas importantes em estados como Virgínia, Nova Jersey e Nova Iorque, levando Newsom a declarar que o partido democrata está "em ascensão".

Artigos

5
categoryVer categoria completa