
Risco Máximo de Incêndio Rural em Portugal



O perigo de incêndio rural em Portugal intensificou-se, com cerca de 80 concelhos de nove distritos a serem colocados em risco máximo na quinta-feira, um aumento face aos mais de 50 concelhos em oito distritos registados no dia anterior.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos afetados são Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro.
A previsão indica que esta situação de perigo elevado se manterá, pelo menos, até sábado, abrangendo também várias outras zonas do interior norte, centro e Algarve com risco muito elevado.
A causa principal deste agravamento são as condições meteorológicas adversas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), com base em dados do IPMA, alerta para a previsão de tempo quente e seco, com as temperaturas a poderem atingir os 40 graus Celsius no interior da região sul e nos vales do Tejo e Douro. A este cenário junta-se uma humidade relativa do ar muito baixa, inferior a 30% em grande parte do território, e com uma fraca recuperação durante a noite, fatores que criam condições favoráveis à ocorrência e propagação de incêndios. O IPMA determina o perigo de incêndio através de um cálculo com cinco níveis (de reduzido a máximo), que considera a temperatura, humidade, velocidade do vento e precipitação das últimas 24 horas. Em resposta a este cenário, a ANEPC emitiu um aviso à população, reforçando a necessidade de adotar medidas preventivas.
Nos dias de perigo "Muito Elevado" ou "Máximo", a legislação proíbe a realização de queimadas extensivas ou queimas de amontoados. É igualmente proibido utilizar fogo para cozinhar em espaços rurais, exceto nos locais devidamente autorizados, bem como fumigar apiários sem dispositivos de retenção de faúlhas e operar com certas máquinas como motorroçadoras ou corta-matos.
As autoridades apelam à adequação dos comportamentos ao risco e recomendam que a população se mantenha informada através dos canais oficiais.
Artigos
21




















Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).