
Câmara de Portalegre reivindica VMER operacional 24 horas à ULS do Alto Alentejo



A presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, reuniu-se com o conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo para reivindicar o funcionamento a 100% da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER). Segundo dados da ULS, entre 1 de janeiro e 31 de julho deste ano, a VMER esteve inoperacional por um total de 480 horas, o que, segundo a autarca, corresponde a cerca de 10% do tempo.
A inoperacionalidade da viatura, que a ULS descreve como um problema "estrutural e prolongado", deve-se à dificuldade em preencher as escalas médicas.
A situação é agravada pela dependência de prestadores de serviços externos, que implicam custos elevados e não garantem a continuidade da assistência. A falta de resposta da VMER já foi associada a duas mortes no distrito de Portalegre. Um dos casos noticiados foi o de um homem de 56 anos que morreu em Marvão de paragem cardiorrespiratória e foi assistido pelos bombeiros por a VMER se encontrar inoperacional.
A ULS do Alto Alentejo reconheceu, em comunicado, "os constrangimentos" e as "ocorrências fatais" que coincidiram com a indisponibilidade da viatura por "indisponibilidade médica" em agosto.
Para solucionar o problema, o conselho de administração da ULS irá solicitar às entidades competentes a contratação de mais médicos.
Foi também proposta a possibilidade de a VMER sair apenas com enfermeiros quando não houver médicos disponíveis.
Adicionalmente, a ULS vai exigir uma ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) para o hospital de Portalegre, com a presidente da câmara a disponibilizar-se para ajudar na aquisição do veículo. Está agendada uma reunião entre a ULS e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) para encontrar "soluções estruturais".
A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde foi contactada sobre a abertura de inquéritos às mortes, mas não prestou esclarecimentos até ao momento.
Artigos
8







Atualidade
Ver mais
Circulação restabelecida na A4 em Bragança após acidente com um morto
A circulação foi hoje restabelecida na Autoestrada 4 (A4) em Bragança, após uma colisão entre uma viatura pesada e um ligeiro, que causou um morto e um ferido grave, adiantou à Lusa a Proteção Civil.

Dadores da Póvoa de Santa Iria promovem recolha de sangue
Primeira colheita de Setembro está agendada para dia 6, das 15h00 às 19h30.

Condenado por ciúmes descontrolados de homem com quem teve relações
O caso passou-se em Rio Maior quando o arguido percebeu que o homem com quem mantinha relações sexuais há cerca de um ano estava enamorado de outro. A partir daí seguiram-se meses de ameaças e perseguições, que levaram agora o tribunal a decidir controlar o arguido à distância para este não contactar nem aproximar-se da residência e do local de trabalho da vítima, além da pena de prisão suspensa.

Bebé morre à porta de centro de saúde em Idanha-a-Nova
Mãe acusa a unidade de falta de assistência e afirma que chegou a ser recusado atendimento por se aproximar a hora de fecho. ULS de Castelo Branco abriu inquérito de investigação.