menulogo
Notícias Agora
user
Close

Quatro desalojados após incêndio em Santo Tirso

As autarquias de Ponta Delgada e Santo Tirso estão a implementar medidas de apoio social para responder a diferentes crises habitacionais, desde o auxílio a pessoas em situação de sem-abrigo ao realojamento de famílias desalojadas por incêndios.
News ImageNews ImageNews Image

Em Ponta Delgada, a câmara municipal estabeleceu uma parceria com o Instituto São João de Deus para criar novas respostas sociais para pessoas em situação de sem-abrigo e com dependências. A iniciativa inclui um Centro de Emergência Social com capacidade para 30 pessoas, que disponibilizará um gabinete de apoio psicossocial, refeitório e balneários. Adicionalmente, será criada uma residência de reabilitação social para 10 pessoas com problemas aditivos que tenham concluído o seu tratamento.

Esta unidade residencial contará com o acompanhamento permanente de uma equipa especializada, incluindo enfermeiros, psiquiatras e psicólogos.

O custo para a adaptação do imóvel destinado a esta residência ascende a 330 mil euros.

Segundo o presidente da autarquia, Pedro Nascimento Cabral, estas medidas visam também descentralizar as respostas sociais, uma vez que um diagnóstico revelou que cerca de metade das pessoas sem-abrigo em Ponta Delgada são provenientes de outros municípios da ilha de São Miguel. A autarquia refere ainda que, desde 2021, em cooperação com o Instituto de Solidariedade Social dos Açores, já foi encontrada solução habitacional para mais de 100 pessoas. No concelho de Santo Tirso, a resposta municipal foi acionada na sequência de um incêndio que destruiu totalmente uma habitação em Água Longa, deixando quatro pessoas desalojadas.

O alerta para o incêndio foi dado por volta das 05:20.

De acordo com a Proteção Civil de Santo Tirso, dois dos desalojados foram encaminhados para o Hospital de São João, no Porto, devido a um estado de ansiedade, enquanto os outros dois estão a receber apoio psicológico da divisão de Ação Social da autarquia.

Um dos artigos menciona que duas pessoas ficaram feridas ao "tentarem salvar a propriedade".

Júlio Braga, da Proteção Civil local, confirmou que a Câmara Municipal de Santo Tirso já assegurou o realojamento da família.

Foi disponibilizada uma nova habitação, já mobilada e com todas as condições de habitabilidade, embora localizada noutra zona do concelho.

A divisão de Ação Social está a acompanhar todo o processo para garantir o apoio necessário à família afetada.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
News Image

Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida

A literacia em saúde é hoje reconhecida como um dos principais fatores que influenciam a forma como cada pessoa gere a sua saúde. No caso da Doença Renal Crónica (DRC), uma condição complexa e silenciosa nas fases iniciais, esta literacia é essencial para garantir uma melhor qualidade de vida. A Organização Mundial da Saúde define […] O conteúdo Literacia em saúde renal: Um pilar para a qualidade de vida aparece primeiro em Nacional16.

Source LogoNacional16
News Image

Greve da Menzies pode afectar voos na Madeira

A ANA - Aeroportos da Madeira alerta, através das redes sociais, os passageiros sobre os possíveis impacto da greve dos trabalhadores da empresa de assistência Menzies, que tem início amanhã. De acordo com a publicação, a ANA recomenda aos passageiros que confirmem o estado do seu voo junto da companhia aérea antes de se dirigirem ao aeroporto. Código embebido Referência ao link: https://www.dnoticias.pt/2025/9/1/461322-tribunal-decreta-servicos-minimos-para-a-greve-dos-trabalhadores-da-menzies/

Source LogoDiário de Notícias Madeira
categoryVer categoria completa