
Cancelamento de peça de António Capelo após acusações de assédio



O espetáculo 'Ninguém', um monólogo interpretado pelo ator António Capelo, que estava agendado para 4 de outubro no Cine Teatro João Verde, em Monção, foi cancelado. A sala de espetáculos anunciou a decisão nas suas redes sociais, justificando-a com 'motivos alheios ao Cine Teatro João Verde' e sem fornecer mais detalhes.
O cancelamento ocorre numa altura em que o ator, de 69 anos, enfrenta múltiplas acusações de assédio sexual e abusos.
As denúncias foram feitas publicamente por ex-alunos da ACE – Escola de Artes, no Porto, onde Capelo foi diretor artístico e professor até 2022.
Testemunhos divulgados em páginas de redes sociais, como 'Mais um casting' e 'Não tenhas medo', descrevem um alegado clima de intimidação, humilhação e abordagens impróprias por parte de professores, visando principalmente António Capelo. Em consequência, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) abriu um processo de averiguações à escola, que é tutelada pelo Ministério da Educação. A direção da ACE, da qual fazia parte Pedro Aparício, diretor do Teatro do Bolhão que produz o monólogo, demitiu-se em bloco para 'proteger a missão' da instituição.
António Capelo nega veementemente as acusações, classificando-as como uma 'cabala' e garantindo que irá defender a sua honra em tribunal.
O ator apresentou uma queixa-crime por difamação e afastou-se das suas funções na direção da escola no início de setembro.
Em declarações à Lusa, rejeitou 'categoricamente qualquer tipo de ação que leve a um ato sexual com alunos', mas admitiu ter convidado alunos para sua casa para jantarem ou irem buscar livros, e até para lá viverem, afirmando que tratou deles 'como se fossem filhos'.
Nem o ator nem o produtor do espetáculo, o Teatro do Bolhão, comentaram os motivos do cancelamento da peça.
Artigos
8







Cultura e Entretenimento
Ver mais
Hoje é notícia: IRS? Acerto tira rendimento; Enfermeiros seguem grávidas
Das previsões do Conselho de Finanças Públicas ao desporto, fique a par dos temas em destaque nos jornais que pode encontrar nas bancas esta terça-feira, dia 23 de setembro.

Tesouros Esquecidos da Beira Baixa: gentes, pedra e silêncio
A Beira Baixa preserva capelas esquecidas, moinhos abandonados e aldeias silenciosas que testemunham séculos de vida rural. Hoje, investigadores e habitantes procuram preservar esse património disperso entre rios como o Erges, aldeias históricas como Idanha-a-Velha, Monsanto e vales esquecidos. Entre sobreiros e penhas do interior, há capelas que permanecem de portas fechadas, cobertas por líquenes, […] O conteúdo Tesouros Esquecidos da Beira Baixa: gentes, pedra e silêncio aparece primeiro em oRegiões.

OD de Hideo Kojima recebe teaser inquietante
A Kojima Productions e a Xbox apresentaram ao mundo o primeiro teaser de OD, um novo jogo de terror construído pela produtora japonesa com o Unreal Engine 5. Ler mais

A leitura como "fator da democracia" e proteção contra o declínio cognitivo
Num país onde quase metade dos adultos têm dificuldades em compreender textos mais longos, o prazer de ler está a ser substituído pela distração digital. Entre metas curriculares, ecrãs e redes sociais a leitura por gosto dissipa-se no meio de outras atividades, o que pode ter impacto na literacia, na cognição e na liberdade de pensar.