
Serviços Públicos no Centro das Campanhas Autárquicas em Viana do Castelo e Évora



Em Viana do Castelo, o candidato da coligação PSD/CDS-PP, Paulo de Morais, classifica os atuais serviços públicos como “muito maus” e promete fazer da transparência um tema central caso vença as eleições de 12 de outubro. O candidato, que se apresenta como independente, critica o que descreve como um “clima de compadrio” no município, que afeta áreas como o urbanismo e impede o avanço de investimentos. Morais aponta falhas graves na recolha de lixo, que considera “miserável, quase medieval”, no tratamento de resíduos e na manutenção do espaço público, afirmando que “as ruas estão cheias de buracos”. O seu programa propõe a implementação de um mecanismo para controlar o “compadrio” e estabelecer critérios claros na relação do município com cidadãos e empresas.
Em Évora, o cabeça de lista da CDU, João Oliveira, aponta o “reforço da capacidade de resposta dos serviços municipais” como uma prioridade. A sua proposta assenta numa reorganização interna, com investimento em equipamentos, infraestruturas e no reforço do número de trabalhadores.
João Oliveira defende que a solução para os problemas do concelho passa pelo fortalecimento dos serviços internos, opondo-se à contratação de empresas externas, que considera ser uma opção mais cara e de qualidade incerta. O programa da CDU, que contém mais de 100 medidas, inclui ainda eixos dedicados às condições de vida e coesão social, à qualificação do espaço público, à cultura e à dinamização da economia e do emprego. Além de Paulo de Morais, concorrem à câmara de Viana do Castelo Luís Nobre (PS), Duarte de Brito Antunes (IL), José Flores (CDU), Carlos Torre (BE), Eduardo Teixeira (Chega) e Luís Arezes (ADN). Em Évora, a corrida à presidência do município inclui, para além de João Oliveira, Carlos Zorrinho (PS), Henrique Sim-Sim (coligação PSD/CDS-PP/PPM), Ruben Miguéis (Chega), Pedro Ferreira (BE), Fábio Cabaço (IL) e Florbela Fernandes (Movimento Cuidar de Évora).
Artigos
7






Economia
Ver mais
“O nosso trabalho nos Açores quer mostrar que a regeneração não é uma ideia distante, mas uma prática concreta que ajuda os agricultores no seu dia-a-dia. Queremos apoiar os produtores micaelenses a gerir melhor a água, cuidar dos solos e estruturar quintas mais resilientes e produtivas”, conclui o Director Técnico da Terracrua Design. “. “A […]

Escalões de IRS vão ser atualizados automaticamente em 3,51% em 2026.

Os depósitos continuam a dominar a carteira das famílias, refletindo preferência por liquidez e as características do mercado doméstico.

Poupar dinheiro pode ser um verdadeiro desafio nos dias de hoje. As despesas domésticas, como as contas de água, eletricidade, gás, telecomunicações e alimentação, representam um peso considerável nos orçamentos familiares, dificultando a tarefa de poupar. Através deste Explicador, saiba como adoptar algumas estratégias para conseguir reduzir alguns gastos. Conteúdo Reservado Poupar no consumo da água 0. Imagem inserida a 19/09/2025 11:41 Além de poupar alguns euros, o gesto de poupar água deve