
Menos de 50 mil candidaturas ao Ensino Superior na primeira fase do concurso



A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (CNA) ao Ensino Superior encerrou com 49.595 candidatos, o número mais baixo da última década e uma quebra de 15% em relação ao ano anterior, o que representa menos 9.046 estudantes. Este valor, comparável ao de 2018, contrasta com os anos da pandemia, quando as regras de acesso facilitadas levaram a que o número de candidaturas ultrapassasse as 60 mil. Esta descida acentuada pode estar relacionada com as novas regras para a conclusão do Ensino Secundário, que voltaram a tornar obrigatória a prova de Português, para além de outros dois exames nacionais.
Dos 81.005 alunos inscritos no exame de Português, apenas 61% se candidataram ao Ensino Superior nesta fase.
Adicionalmente, associações de estudantes alertam que a falta de alojamento a custos acessíveis e as dificuldades financeiras das famílias podem estar a afastar os jovens do prosseguimento de estudos. Apesar da diminuição de candidatos, a oferta de vagas nas instituições de ensino superior público aumentou para quase 56 mil, mais 643 do que no ano passado. A Universidade do Porto, por exemplo, atingiu um recorde de 5.061 vagas, impulsionada pela integração do curso de Enfermagem e pelo aumento de vagas em Medicina e em cursos de áreas tecnológicas como Bioinformática e Inteligência Artificial. Em contrapartida, houve ligeiras reduções em Física e Química.
Os resultados da primeira fase serão conhecidos a 24 de agosto, seguindo-se o período de matrículas de 24 a 28 de agosto. A segunda fase do concurso decorrerá entre 25 de agosto e 3 de setembro.
Com menos candidatos para mais vagas, é expectável que mais alunos consigam entrar na sua primeira opção, embora cursos como Engenharia Aeroespacial e Medicina continuem a ser altamente disputados, com as médias de entrada mais elevadas.
Artigos
9








Atualidade
Ver mais
Trio detido em perseguição na 25 de Abril vai ser julgado por assaltos
Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após perseguição policial que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.

Pulseira eletrónica para homem detido em Ponte de Sor
Um homem de 58 anos foi detido pela GNR por violência doméstica, física e psicológica, contra a companheira, de 52 anos, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, foi hoje revelado.

Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão
O Jornal Novo Regional teve acesso a um vídeo do assalto a cabos de cobre perto do apeadeiro do Susão, na noite de 1 para... O conteúdo Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão aparece primeiro em .

Muitos exames obrigatórios podem originar menos candidaturas ao Ensino superior
É preciso avaliar as causas na quebra do número de candidatos ao Ensino Superior, cerca de 9 mil, mas o presidente do Conselho de Reitores admite que o número de exames obrigatórios seja uma das causas.