
Candidatura de António Araújo à Câmara do Porto rejeitada por falta de assinaturas



A candidatura de António Araújo, do movimento independente 'Porto com Porto', à Câmara e Assembleia Municipal do Porto foi rejeitada pelo tribunal por falta do número necessário de assinaturas. Apesar da rejeição destas listas, as candidaturas do movimento às freguesias do município foram aceites.
O candidato afirma ter entregue as assinaturas necessárias e, após ter-lhe sido negada uma recontagem, anunciou que irá recorrer da decisão para o Tribunal Constitucional, alegando a existência de 'forças mais ou menos ocultas' que tentam impedir a sua candidatura.
Outro candidato independente, Filipe Araújo, do movimento 'Filipe Araújo: Fazer à Porto', enfrentou também um desafio legal, mas com um desfecho diferente.
O Partido Social Democrata (PSD) impugnou as suas listas para as juntas de freguesia, argumentando que seria necessária a entrega de 3% de assinaturas. No entanto, o Tribunal Judicial da Comarca do Porto considerou os argumentos 'improcedentes', confirmando que a lei exige apenas 1% de proponentes, requisito que o movimento cumpriu. Filipe Araújo acusou o PSD de tentar um 'golpe palaciano' para 'ganhar na secretaria' e afastar a sua candidatura da corrida autárquica, que culminará nas eleições de 12 de outubro.
A campanha eleitoral no Porto tem sido igualmente marcada por outras polémicas.
Em junho, o então diretor de comunicação da campanha do candidato do PSD, Pedro Duarte, demitiu-se após um incidente com Filipe Araújo durante o festival Primavera Sound, descrito como uma 'lamentável agressão' pelo lado de Araújo e uma 'discussão acalorada' pelo próprio.
Para além dos candidatos já mencionados, concorrem à presidência da Câmara Municipal do Porto Manuel Pizarro (PS), Diana Ferreira (CDU), Nuno Cardoso (Porto Primeiro), Aníbal Pinto (Nova Direita), Pedro Duarte (coligação PSD/IL/CDS-PP), Sérgio Aires (BE), Alexandre Guilherme Jorge (Volt), Hélder Sousa (Livre) e Miguel Corte-Real (Chega).
Artigos
8







Política
Ver mais
Governo Exclui Emigrantes de Apoios a Incêndios, Gerando Protestos
O Governo publicou no domingo, 24 de Agosto, uma edição especial do Diário da República, onde um Decreto-Lei fixa medidas de apoio e mitigação do impacto de incêndios rurais. As directivas, que geram forte polémica, prevêem apoios para a reconstrução de habitações permanentes. O ministro Manuel Castro Almeida confirmou que emigrantes ficam fora destas medidas. […] O conteúdo Governo Exclui Emigrantes de Apoios a Incêndios, Gerando Protestos aparece primeiro em oRegiões.

Chega questiona quem fiscaliza os entulhos depositados na ribeira do Faial
A candidatura do Chega à Câmara Municipal de Santana denuncia o vazadouro de terras que está a ocorrer na Ribeira do Faial e questiona quem é responsável pela fiscalização do mesmo. "Esta acção irresponsável representa um atentado ao meio ambiente, à segurança das populações e ao equilíbrio dos ecossistemas locais, e continua a avançar impunemente", considera Neuza Rodrigues. A cabeça-de-lista critica a Câmara Municipal de Santana, a Inspeção do Ambiente e a Guarda Nacional Republicana que, atra

Papa canonizou o “influencer de Deus”
Conhecido como “o ‘influencer’ de Deus”, Carlo Acutis, um adolescente italiano ávido de internet que morreu em 2006, aos 15 anos, foi, este domingo, canonizado pelo Papa Leão XIV, tornando-se o primeiro ‘millennial’ a ser declarado santo. Durante uma missa solene, o Papa pronunciou a fórmula latina que confirma a canonização de Carlo Acutis e […] O conteúdo Papa canonizou o “influencer de Deus” aparece primeiro em BOM DIA.

Carneiro: Escrutínio político de Moedas será nas eleições
Depois de Pedro Nuno Santos ter pressionado o PS a reagir a Carlos Moedas, o secretário-geral dos socialistas defendeu a posição assumida por Alexandra Leitão e remeteu o escrutínio para as eleições.