
Eleições Autárquicas em Lisboa



A noite eleitoral da candidatura de Carlos Moedas à Câmara Municipal de Lisboa começou com otimismo cauteloso. As primeiras projeções televisivas, divulgadas pelas 20h00, indicavam um empate técnico com a sua principal adversária, Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), o que levou os apoiantes da coligação “Por ti, Lisboa” (PSD/CDS-PP/IL) a reagir com entusiasmo e gritos de “vitória”.
O diretor de campanha, António Valle, classificou as projeções como uma “indicação positiva”, mas sublinhou a necessidade de aguardar pelos resultados oficiais com “tranquilidade e respeito pelo voto dos lisboetas”. O próprio Carlos Moedas, ao chegar à sede de campanha num hotel na zona do Marquês de Pombal, manifestou-se “muito confiante” e tranquilo. Pelas 01h30 da madrugada de segunda-feira, Carlos Moedas assumiu a vitória, declarando que os lisboetas decidiram pela continuidade do seu projeto por mais quatro anos. O autarca revelou que a sua coligação conseguiu eleger oito mandatos, mais um do que em 2021, mas ficando a um da maioria absoluta, que exige nove dos 17 vereadores.
Moedas destacou o reforço da votação, com um aumento de 30 mil votos em relação à eleição anterior, considerando o resultado “absolutamente extraordinário”.
No seu discurso de vitória, Moedas afirmou que este novo mandato lhe dará “maior capacidade” para trabalhar e que os lisboetas pediram “mais firmeza” para avançar com políticas de habitação, cuidado aos idosos, segurança e transformação do espaço público. Sem a maioria absoluta, o autarca considerou que o resultado representa também “uma grande responsabilidade para a oposição”, defendendo que os eleitores não desejam instabilidade, mas sim “estabilidade na pluralidade”.
Além de Moedas e Leitão, concorreram à presidência da câmara lisboeta João Ferreira (CDU-PCP/PEV), Bruno Mascarenhas (Chega), entre outros candidatos.
Artigos
7






Política
Ver mais
A candidatura independente MTG 2030, liderada por Flávio Massano, foi a grande vencedora das eleições autárquicas de O conteúdo Flávio Massano e MTG 2030 conquistam maioria absoluta em Manteigas aparece primeiro em Seia Digital.

As eleições de ontem, 12 de outubro ditaram uma nova correlação de forças.O mapa de Portugal, ficou pintado de maneira diferente. De fato, houve grandes mudanças. Poderá haver muitas análises locais, mas também nacionais. A AD conquistou o maior número de Câmaras Municipais. Conquistou a capital do país, o Porto e grandes cidades entre outras […]

D. José Ornelas saudou sinais de paz, no Médio Oriente, e lembrou situação dos cristãos em África, encerrando peregrinação internacional de outubro no Santuário de Fátima Fátima, 13 out 2025 (Ecclesia) – O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) desejou hoje que o ciclo político que se abre, após as autárquicas deste domingo, promova atenção […]

As quatro principais cidade do distrito de Braga são agora todas de direita. Depois da confirmação de João Rodrigues em Braga pela Coligação PSD/CDS-PP/PPM, Guimarães passou para o PSD/CDS-PP. João Rodrigues, candidato da coligação Juntos por Braga (PSD/CDS/PPM), venceu as eleições autárquicas de domingo com uma diferença mínima de 276 votos. A vitória, embora curta, […]