
Candidaturas ao ensino superior terminam hoje e há menos 10 mil inscritos



O prazo para a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior de 2025/2026 terminou esta segunda-feira, com um número de candidaturas significativamente inferior ao do ano anterior. Até ao final de domingo, a Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) tinha registado 47.796 candidaturas, menos 10.845 do que o total de 58.641 alunos que se candidataram no ano passado. A quebra é também visível quando se compara com o mesmo período do ano anterior, em que já se tinham registado 56.170 candidaturas a um dia do fecho do prazo.
Para o próximo ano letivo, as universidades e institutos politécnicos públicos disponibilizam um total de 55.956 vagas, um aumento de 643 lugares face ao ano anterior.
Os estudantes podem escolher entre mais de 1.100 cursos em 34 instituições. Os resultados da primeira fase serão divulgados a 24 de agosto, seguindo-se uma segunda fase de candidaturas entre 25 de agosto e 3 de setembro e uma terceira entre 23 e 25 de setembro.
Paralelamente, o cenário político também é marcado por candidaturas.
A nível local, o partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) anunciou Ilda Ribeiro como candidata à Junta de Freguesia de Valongo.
Com uma plataforma centrada na proximidade, inclusão, apoio à habitação jovem e defesa do ambiente e dos animais, Ribeiro propõe revitalizar a comunidade com atividades culturais e recreativas para combater o isolamento social e promover uma freguesia mais participada e intergeracional.
No plano nacional, o quadro de candidatos presidenciais permanece indefinido.
Segundo um dos artigos, uma queda nas intenções de voto em Gouveia e Melo terá estimulado o aparecimento de candidaturas inesperadas, mantendo o cenário em aberto.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
Trio detido em perseguição na 25 de Abril vai ser julgado por assaltos
Quatro homens vão ser julgados pela alegada prática de dois assaltos a ourivesarias em Fátima, num caso em que três deles foram detidos após perseguição policial que obrigou ao encerramento do trânsito na Ponte 25 de Abril.

Pulseira eletrónica para homem detido em Ponte de Sor
Um homem de 58 anos foi detido pela GNR por violência doméstica, física e psicológica, contra a companheira, de 52 anos, no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre, foi hoje revelado.

Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão
O Jornal Novo Regional teve acesso a um vídeo do assalto a cabos de cobre perto do apeadeiro do Susão, na noite de 1 para... O conteúdo Roubam cobre perto do apeadeiro do Susão aparece primeiro em .

Muitos exames obrigatórios podem originar menos candidaturas ao Ensino superior
É preciso avaliar as causas na quebra do número de candidatos ao Ensino Superior, cerca de 9 mil, mas o presidente do Conselho de Reitores admite que o número de exames obrigatórios seja uma das causas.