Capitania do Funchal cancela aviso de agitação marítima forte na Madeira



A Capitania do Porto do Funchal cancelou, na manhã de 23 de dezembro, o aviso de agitação marítima forte para o arquipélago da Madeira. A decisão foi tomada com base nas informações fornecidas pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indicaram uma melhoria das condições do mar na região.
Este cancelamento surge após o aviso ter estado em vigor nos dias anteriores.
Na véspera, a 22 de dezembro, a mesma autoridade marítima tinha prolongado o aviso até às 18h00 do dia 23. As previsões do IPMA na altura apontavam para ondas que poderiam atingir os 4,5 metros na costa Norte da ilha da Madeira e até 2 metros na costa Sul.
Com a nova indicação do IPMA, não existem atualmente avisos meteorológicos de agitação marítima para a região. Apesar da revogação do aviso, a Capitania do Porto do Funchal mantém um apelo à prudência.
Em comunicado, a autoridade recomenda aos proprietários e armadores de embarcações que adotem as devidas precauções para garantir as respetivas condições de navegabilidade e segurança.
O alerta estende-se também à população em geral.
A capitania sublinha que deve ser assegurada a existência de condições de segurança para a circulação em zonas costeiras mais expostas, como molhes de proteção dos portos, arribas, praias e piscinas naturais. Foi ainda deixado um aviso específico para a prática da pesca lúdica, reforçando a necessidade de cautela, em especial junto a falésias e outras zonas rochosas.












