menulogo
Notícias Agora
user
Close

CARLO ACUTIS: CHEGOU O PRIMEIRO SANTO DA GERAÇÃO MILLENNIAL

O jovem italiano Carlo Acutis, conhecido como o 'influencer de Deus', foi canonizado pelo Papa Leão XIV no Vaticano, tornando-se o primeiro santo da geração millennial. A cerimónia histórica reuniu milhares de fiéis e destacou a sua vida dedicada à evangelização através da internet.
News ImageNews ImageNews Image

Carlo Acutis, um adolescente italiano que usou a sua paixão pela internet para difundir a fé católica, foi oficialmente canonizado pelo Papa Leão XIV numa cerimónia no Vaticano.

O evento, que decorreu na Praça de São Pedro, contou com a presença de cerca de 80 mil pessoas, incluindo o Presidente italiano, Sergio Mattarella, e a família de Acutis.

Com esta canonização, Acutis torna-se o primeiro santo da geração 'millennial', um marco histórico para a Igreja Católica.

Nascido em Londres em 1991, mas de nacionalidade italiana, Carlo Acutis mudou-se cedo para Milão.

Desde os sete anos, após a primeira comunhão, demonstrou uma fé profunda, resumida na sua célebre frase: “A Eucaristia é o meu caminho para o Céu”.

Com um talento notável para a programação, que aprendeu de forma autodidata, dedicou-se a criar websites para a sua paróquia e, notavelmente, desenvolveu um portal multilíngue para documentar milagres eucarísticos reconhecidos pela Igreja.

Este trabalho valeu-lhe a alcunha de “influencer de Deus”. A sua vida foi interrompida aos 15 anos, a 12 de outubro de 2006, por uma forma agressiva de leucemia, diagnosticada poucos dias antes da sua morte.

Acutis ofereceu o seu sofrimento pela Igreja.

O seu corpo, conservado e exposto na Basílica de São Francisco de Assis, vestido com calças de ganga e ténis, é hoje um local de peregrinação para fiéis de todo o mundo. A sua canonização foi aprovada após o reconhecimento de dois milagres atribuídos à sua intercessão.

O primeiro ocorreu no Brasil, em 2013, com a cura inexplicável de uma criança de três anos que sofria de uma malformação congénita do pâncreas. O segundo milagre, aprovado pelo Papa Francisco antes da sua morte, envolveu a recuperação de uma jovem estudante da Costa Rica em Florença, em 2022, que sobreviveu a um grave traumatismo craniano após a sua mãe rezar no túmulo de Acutis.

Na mesma cerimónia, o Papa Leão XIV canonizou também o leigo italiano Pier Giorgio Frassati.

A cerimónia tinha sido adiada devido ao falecimento do Papa Francisco em abril.

Francisco foi um grande defensor da causa de Acutis, acreditando que o seu exemplo poderia atrair os jovens para a fé na era digital.

Artigos

5

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa