Web Summit arranca em Lisboa com promessa de novo unicórnio e foco na Inteligência Artificial



A nona edição da Web Summit arrancou em Lisboa, reunindo dezenas de milhares de pessoas. Na sessão de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, anunciou que o 17.º unicórnio da cidade — uma empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares — será lançado na próxima quinta-feira.
Durante o seu discurso, o autarca partilhou a sua visão para a capital portuguesa, afirmando o desejo de que Lisboa se torne 'a cidade onde a justiça social se encontra com a inovação, e a inovação se encontra com a cultura e a arte'.
Para Carlos Moedas, a 'cultura é a fonte secreta da inovação', sublinhando que no mundo digital, a diferença fundamental reside na 'natureza humana por meio da cultura'.
De acordo com os dados da organização, a cimeira tecnológica deste ano conta com números expressivos, esperando-se mais de 70.000 participantes. O evento congrega também mais de 900 oradores, acima de 2.500 'startups' que apresentam os seus produtos e serviços, e mais de 1.000 investidores.
Entre os temas em destaque, a Inteligência Artificial (IA) continua a ser um dos focos principais das discussões e apresentações.
Um dos artigos menciona também que Paddy Cosgrave considera a Polónia o 'menino de ouro de uma nova Europa', embora não sejam fornecidos mais detalhes sobre o contexto desta afirmação.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
A Corsair apresentou uma linha de periféricos temáticos de Call of Duty: Black Ops 7, incluindo produtos das marcas SCUF Gaming, Elgato e ORIGIN PC.

A TP-Link sacrificou a banda dos 6 GHz no Archer BE230, mas compensou-o com bom desempenho, alcance sólido e um preço difícil de bater.

A Meta pode estar prestes a perder um dos seus nomes mais sonantes no campo da Inteligência Artificial: Yann LeCun, o cientista-chefe de IA da empresa, planeia abandonar a gigante tecnológica para construir a sua própria startup. A notícia é avançada pelo TechCrunch, que cita fontes anónimas do Financial Times, indicando que a saída pode acontecer já nos próximos meses. O adeus de um "padrinho" da IA A saída de LeCun não é um acontecimento trivial. Estamos a falar de um professor da Universidade ...

O comissário dos Direitos Humanos do Conselho da Europa defendeu hoje em Lisboa a necessidade de um tratado global sobre Inteligência Artificial (IA), enquanto disse esperar um “ativismo social” contra o forte impacto ambiental da tecnologia. “Temos de investir em soluções globais. Não podemos ter apenas soluções regionais, como estamos a tentar aqui na Europa. […] O conteúdo Conselho da Europa defende tratado global sobre IA aparece primeiro em BOM DIA.






