Carlos Moedas Eleito por Ampla Maioria para Liderar a Área Metropolitana de Lisboa



Carlos Moedas (PSD), presidente da Câmara Municipal de Lisboa, foi eleito presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, o órgão deliberativo da Área Metropolitana de Lisboa (AML). A eleição, que define a liderança para o quadriénio 2025/2029, realizou-se na sede da AML, com a participação de todos os 18 municípios que compõem a área metropolitana.
Moedas encabeçou uma lista única que foi apresentada a votação após a instalação do Conselho.
A sua equipa inclui, como vice-presidentes, os autarcas Paulo Ferreira (PS), de Vila Franca de Xira, e Ana Teresa Vicente (CDU), de Palmela, refletindo uma composição multipartidária. A votação foi realizada por voto secreto, nominal e ponderado entre os presidentes de câmara que integram o conselho.
A lista foi aprovada com um resultado significativo de 16 votos a favor, não se registando quaisquer votos contra ou nulos.
Este resultado demonstra um forte consenso entre os representantes dos municípios da região.
O Conselho Metropolitano é constituído pelos presidentes das câmaras municipais dos 18 municípios que integram a AML: Alcochete, Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Lisboa, Loures, Mafra, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Palmela, Seixal, Sesimbra, Setúbal, Sintra e Vila Franca de Xira.
Este órgão é responsável pela deliberação sobre as principais questões estratégicas para o desenvolvimento da região metropolitana.












