
Alerta de José Luís Carneiro sobre o Populismo na Europa



Durante o Congresso do Partido Socialista Europeu (PSE), realizado em Amesterdão, o secretário-geral do Partido Socialista (PS), José Luís Carneiro, emitiu um alerta sobre o “risco crescente” do populismo e da demagogia no continente.
No seu discurso, Carneiro afirmou que “os valores da social-democracia na Europa enfrentam um dos desafios mais importantes da sua história”, sublinhando a urgência de uma resposta coesa por parte dos partidos social-democratas.
O líder socialista português identificou a polarização social e política e a “atomização das sociedades” como fenómenos que ameaçam a confiança nas instituições democráticas.
Salientou que este problema já não se restringe às fronteiras nacionais, tendo-se tornado um movimento “global, organizado e com métodos e meios de ação coordenados”.
Esta natureza transnacional do populismo exige, segundo Carneiro, uma estratégia igualmente coordenada a nível europeu.
Como “melhor antídoto” para travar os extremismos, José Luís Carneiro defendeu a continuação do trabalho comum entre os socialistas europeus, com o desenvolvimento de “soluções concretas e comuns para resolver os problemas das pessoas”. Apontou como áreas prioritárias a habitação, o emprego, a saúde, os transportes e mobilidade, a qualidade do espaço público e a participação cívica.
O objetivo é apresentar propostas que tragam “esperança e melhores perspetivas” aos cidadãos, focadas na paz, no desenvolvimento e numa economia inclusiva e sustentável, baseada no conhecimento.
No plano da política externa, Carneiro realçou a importância do multilateralismo, das relações transatlânticas e da cooperação com África e a América Latina.
Citando o antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors, advogou por uma visão europeísta que favoreça a “competição que estimula, a cooperação que fortalece e a solidariedade que une”.
À margem do congresso, o líder do PS manteve ainda reuniões bilaterais com o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, e com o líder do SPD alemão, Lars Klingbeil.
Artigos
5




Política
Ver mais
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Arraiolos receberá, no dia 27 de outubro de 2025, a tomada de posse da nova Câmara Municipal e Assembleia Municipal, em conformidade com os resultados das eleições de 12 de outubro. Jorge Macau e Sílvia Pinto assumirão os cargos de presidente da Câmara Municipal e da Assembleia […] O Artigo Tomada de posse da Câmara e Assembleia Municipal de Arraiolos o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

O médico Fernando Póvoas foi anunciado como mandatário distrital do Porto da candidatura presidencial de Luís Marques Mendes, confirmou o clínico em declarações ao Jornal de Notícias.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, vai percorrer a EN2 durante quatro dias, entre terça-feira e sexta-feira, a fim de conhecer as necessidades de 35 municípios de Chaves a Faro.

O ministro vai fazer um percurso de Chaves a Faro com os seus secretários de Estado para basear políticas futuras nas necessidades ao nível da mobilidade e da habitação.