
Carneiro assume “princípio de diálogo” com o Governo. Habitação e lei laboral entre as divergências



O antigo presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, apelou ao surgimento de uma candidatura presidencial que represente a “esquerda democrática” e “parte significativa do PS”, de modo a opor-se firmemente à ascensão da extrema-direita. O destacado membro do PS lamentou a ausência de tal candidatura até ao final de julho e sugeriu que personalidades que já recusaram, como Sampaio da Nóvoa, deveriam rever a sua posição, sem querer personalizar noutros nomes como Mário Centeno. Ferro Rodrigues defende que esta candidatura deve também intervir na crise de confiança na União Europeia e comprometer-se com o reconhecimento do Estado palestiniano. Atualmente, à esquerda, já se apresentaram como candidatos António José Seguro (PS) e António Filipe (apoiado pelo PCP).
No que diz respeito à relação com o atual executivo, o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, afirmou, após uma reunião com o primeiro-ministro, que existe um “princípio de acordo para o diálogo” com o Governo da AD em matérias de consenso nacional, como política externa, defesa e justiça. Contudo, Carneiro demarcou uma “oposição firme” em áreas de divergência, nomeadamente habitação, legislação laboral e resposta ao aumento do custo de vida.
No plano autárquico, o PS enfrenta cenários distintos. Em Miranda do Douro, o candidato socialista à presidência da Câmara, Jocelino Bragança Rodrigues, retirou a sua candidatura por não conseguir constituir “um executivo municipal jovem e forte”. Em sentido inverso, em Vale de Cambra, o PS anunciou Nelson Martins como candidato à autarquia para as eleições de 2025. Martins, que já foi vereador, apresenta-se como alternativa ao CDS/PP, que governa o concelho há 12 anos.
Noutras notícias da vida política local, a reunião da Câmara Municipal de Coruche foi adiada por falta de quórum, um facto inédito na memória do presidente Francisco Oliveira. Em Coimbra, Carlos Pinto foi anunciado como o candidato do PSD à União das Freguesias. Fora da esfera partidária, o Governo e os sindicatos de enfermeiros retomarão em setembro as negociações para o primeiro Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) do setor, com foco na organização do tempo de trabalho.
Artigos
9








Política
Ver mais
Lisboa. António Vitorino é mandatário da candidatura de Alexandra Leitão
O antigo comissário europeu António Vitorino foi escolhido pela socialista Alexandra Leitão para ser o mandatário da sua candidatura à Câmara de Lisboa, pela coligação PS/Livre/BE/PAN, nas eleições autárquicas de outubro, disse hoje à Lusa fonte oficial da candidatura.

"Boa prática". Pedro Duarte quer ficar com o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista da coligação PSD/CDS-PP/IL à Câmara ao Porto, Pedro Duarte, revelou hoje pretender ficar com o pelouro da Cultura, à semelhança do que acontece com o presidente da autarquia, Rui Moreira, que considerou ser "boa prática".

Ministério promete analisar os 10 mil contributos sobre Cidadania
A consulta pública à disciplina de Cidadania recebeu mais de dez mil contributos, que o Ministério da Educação garante estarem a ser analisados para eventuais alterações ao novo programa, que entra em vigor em setembro.

Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza
MNE considera que proposta de Netanyahu "põe em causa os esforços para o cessar-fogo e agrava a tragédia humanitária". O conteúdo Governo “profundamente preocupado” com plano israelita para ocupação militar de Gaza aparece primeiro em Jornal i.