menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Carneiro acusa Governo de “irresponsabilidade financeira”

O secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, acusou o Governo da República de seguir o exemplo do Governo Regional dos Açores ao entrar num ciclo de “irresponsabilidade financeira”, aumentando a dívida e atrasando pagamentos a fornecedores.
News ImageNews ImageNews Image

Durante um jantar comício do Partido Socialista (PS) em Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel, o secretário-geral do partido, José Luís Carneiro, acusou o Governo da República, liderado por Luís Montenegro (PSD/CDS-PP), de estar a “aprender” com o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) a “fazer dívida” e a “não pagar aos fornecedores”. Carneiro classificou a situação nos Açores como um regresso a um “ciclo de irresponsabilidade financeira”, que deveria servir de reflexão para o executivo nacional. O líder socialista criticou a prática de aumentar a despesa ao mesmo tempo que se reduzem os impostos, considerando-a o “caminho da irresponsabilidade financeira”. Para sustentar as suas alegações, José Luís Carneiro afirmou que a República tem atualmente dívidas a fornecedores no valor de 890 milhões de euros, referindo que, só no mês de agosto, as dívidas na área da saúde aumentaram em mais de 300 milhões de euros. Segundo Carneiro, esta situação espelha o que já acontece nos Açores, onde alguns fornecedores aguardam pagamentos há mais de um ano. O discurso decorreu no âmbito da campanha para as eleições autárquicas de 12 de outubro, num evento que, segundo uma fonte do partido, juntou cerca de 700 militantes e simpatizantes.

Carneiro manifestou o seu apoio aos candidatos socialistas, considerando a “caminhada autárquica” como o primeiro passo para o PS reconquistar a confiança do povo açoriano e voltar a liderar o governo da região.

Fez uma alusão à candidata de Vila Franca do Campo, Graça Melo, que assumiu a presidência da autarquia a 12 de junho de 2025, após a renúncia do antecessor. No mesmo evento, o líder do PS/Açores, Francisco César, destacou que o partido apresenta candidatos em todos os 19 concelhos do arquipélago, ao contrário do PSD que concorre em 17. Salientou ainda que todos os candidatos do PS são naturais das terras ou freguesias onde se candidatam. Atualmente, o PS lidera as câmaras municipais de Angra do Heroísmo, Vila Franca do Campo, Lagoa, Povoação, Vila do Porto, Lajes do Pico, Santa Cruz das Flores, Lajes das Flores e Corvo.

Artigos

9

Política

Ver mais
categoryVer categoria completa