menulogo
Notícias Agora
user
Close

Presidente da República presente no último adeus ao guarda-freire do Elevador da Glória

A Carris decidiu homenagear André Marques, o guarda-freio que faleceu no trágico acidente com o Ascensor da Glória, batizando um novo elétrico com o seu nome em reconhecimento pelo seu serviço.
News ImageNews ImageNews Image

A Carris vai homenagear André Marques, uma das vítimas mortais do descarrilamento do Ascensor da Glória, em Lisboa, ao batizar um dos elétricos da sua nova frota com o seu nome. Numa nota oficial, a empresa explicou que a iniciativa visa "honrar o André, em reconhecimento do seu profissionalismo e dedicação ao serviço da empresa e da cidade", destacando a sua "lealdade, amabilidade e simpatia", que foram "sempre inexcedíveis".

O acidente ocorreu na quarta-feira, por volta das 18:04, na Calçada da Glória.

O descarrilamento do ascensor afetou 38 pessoas, resultando em 16 mortos e 22 feridos.

André Marques, guarda-freio da Estação de Santo Amaro, estava ao serviço no momento do sinistro e foi uma das primeiras vítimas mortais a ser identificada. O funeral de André Marques realizou-se no sábado à tarde em Oleiros, de onde era natural.

A cerimónia contou com a presença do Presidente da República, do ministro das Infraestruturas, do presidente da Câmara de Lisboa e do presidente da Carris. A divulgação da primeira nota informativa sobre o descarrilamento coincidiu com o dia do funeral.

Na sequência da tragédia, o Governo decretou um dia de luto nacional para quinta-feira, e a Câmara de Lisboa estabeleceu três dias de luto municipal. O Ascensor da Glória, gerido pela Carris, é um transporte muito procurado por turistas, fazendo a ligação entre os Restauradores e o Jardim de São Pedro de Alcântara, no Bairro Alto, num percurso com cerca de 265 metros.

Artigos

10

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa