
Tragédia no elevador da Glória: Carris nega desinvestimento na manutenção



A Carris refutou as alegações de desinvestimento na manutenção, após uma notícia do Diário de Notícias (DN) indicar que, entre 2021 e 2024 e tendo em conta a inflação, os custos reais com a manutenção da infraestrutura elétrica e da frota diminuíram 28% e 9,3%, respetivamente. Em comunicado, a empresa de transportes de Lisboa classificou como "falsa" qualquer insinuação de desinvestimento, afirmando que o custo das atividades de manutenção ultrapassou os 24,6 milhões de euros no último ano, um aumento de 32,7% face a 2020. A Carris acrescentou que o total gasto em manutenção e investimento subiu 59% no mesmo período, para 45,3 milhões de euros, embora não tenha feito referência ao impacto da inflação nestes valores. A controvérsia surge após o descarrilamento do ascensor da Glória, a 03 de setembro, um acidente que resultou em 16 mortos e cerca de duas dezenas de feridos e que se encontra sob investigação.
O tema marcou o debate político entre os candidatos à Câmara de Lisboa.
O atual presidente, Carlos Moedas, afirmou ter aumentado o orçamento da Carris em 30%, uma declaração contestada pela candidata socialista Alexandra Leitão, que especificou que tal "não é verdade" no que diz respeito à manutenção dos elevadores. Em resposta, Moedas referiu que o contrato de manutenção, no valor de 900 mil euros, foi herdado de uma administração anterior nomeada pelo PS, e que um novo concurso para aumentar o montante para 1,2 milhões de euros "não teve candidatos". Em resposta à tragédia, o Governo autorizou o reforço do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF).
Um despacho assinado pelos ministros das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz, determinou a dotação de três novos investigadores especializados na área ferroviária para permitir ao GPIAAF contratar os técnicos necessários para as investigações.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Cancro da próstata. Fator que muitos homens ignoram pode salvar vidas
Um estudo deixou um alerta sobre o cancro da próstata. A mudança de mentalidade pode acabar por vir a ser importante para a deteção precoce e salvar várias vidas. Saiba tudo.

Governo quer promover atividade física em contexto laboral. O que vem aí?
O Ministério da Cultura, Juventude e Desporto diz que o lançamento da medida Atividade Física em Contexto Laboral é "parte do compromisso do Governo na promoção da saúde e bem-estar no ambiente de trabalho".

"Não tomem paracetamol". Anúncio "irresponsável" de Trump preocupa
"Não tomem", apelou Trump na Casa Branca, numa comunicação apresentada como "um grande anúncio" sobre autismo, que tem estado a aumentar acentuadamente no país nos últimos anos. Especialistas dizem "discordar veementemente de qualquer sugestão contrária à ciência independente".

Fogo em Lagos mobiliza mais de 600 operacionais e oito meios aéreos
Mais de 600 operacionais com o apoio de oito meios aéreos combatiam às 08h15 o incêndio no concelho de Lagos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).