Tempestade Cláudia: CCDR Algarve avalia prejuízos para apoiar agricultores da região



A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em articulação com o Ministério da Agricultura e Mar, as autarquias e organizações agrícolas regionais, deu início a um levantamento dos danos no setor agrícola provocados pela passagem da tempestade Cláudia.
A iniciativa tem como objetivo principal avaliar a extensão dos impactos e fundamentar uma proposta de “medidas de apoio adequadas ao setor” para os agricultores que registaram perdas. Os produtores afetados podem comunicar os prejuízos através de uma “ficha de ocorrências”, disponibilizada nos canais oficiais da CCDR Algarve.
Após o preenchimento, o documento pode ser submetido por via eletrónica para o endereço de e-mail vicepresidencia-ap@ccdr-alg.pt. Alternativamente, a entrega pode ser feita presencialmente em quatro locais: no Centro de Experimentação Agrária de Tavira, na Divisão de Apoio Técnico de Proximidade (Porto de Pesca de Portimão), no Balcão de Atendimento do Patacão, em Faro, ou no Núcleo de Alcoutim. De acordo com um balanço da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), a tempestade Cláudia causou 4.017 ocorrências em Portugal continental.
Mais de metade destas foram inundações, tendo as regiões de Setúbal, Porto e Algarve sido as mais atingidas, o que contextualiza a urgência da medida implementada pela CCDR para apoiar o setor agrícola local.










