menulogo
Notícias Agora
user
Close

MEO lidera em 5G e Vodafone é o ISP mais rápido em Portugal, revela relatório da Ookla

Um novo relatório da Ookla sobre o primeiro semestre de 2025 revela um cenário competitivo entre as operadoras de telecomunicações em Portugal, com a NOS a destacar-se no número de prémios, enquanto a MEO e a Vodafone dominam em categorias específicas de 5G e rede fixa, respetivamente.
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com o relatório Connectivity Report da Ookla, referente ao primeiro semestre de 2025, a NOS foi a operadora que obteve os melhores resultados globais, vencendo em quatro categorias. A empresa foi distinguida com os prémios de ‘Melhor Rede Móvel’, ‘Rede Móvel Mais Rápida’, com uma média de 74,51 Mbps, ‘Rede 5G Mais Rápida’, com 59,96 Mbps, e ‘Melhor Experiência Móvel de Gaming’, com uma pontuação de 85.80. A MEO destacou-se no segmento 5G, sendo reconhecida com a ‘Melhor Rede 5G’, alcançando 74.85 pontos e uma velocidade mediana de download de 251,02 Mbps e de upload de 23,09 Mbps. A operadora venceu também na categoria de ‘Melhor Experiência 5G em Vídeo’, com 82.42 pontos. Por sua vez, a Vodafone conquistou o prémio de ‘Melhor Experiência Mobile em Vídeo’ (76.05 pontos) e foi considerada o fornecedor de internet fixa mais rápido do país, com uma velocidade mediana de download de 229,63 Mbps e de upload de 103,83 Mbps. A recém-chegada Digi não venceu em categorias de desempenho, mas liderou no ‘Sentimento dos Consumidores’ com 3,47 em 5 pontos, indicando uma forte preferência do público devido aos seus preços baixos.

O relatório da Ookla também evidenciou disparidades geográficas no desempenho da rede móvel.

A nível de cidades, o Porto registou a velocidade de download mais rápida (197,28 Mbps), enquanto Viseu apresentou a mais lenta (97,39 Mbps). Regionalmente, o distrito de Lisboa liderou com 150,26 Mbps, em contraste com o distrito da Guarda, que teve a média mais baixa com 51,1 Mbps.

A NOS foi apontada como a operadora mais rápida em sete regiões do país, bem como nas três cidades mais populosas.

Artigos

6

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa