menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Um Voto Decisivo: Recontagem em Lisboa Confirma Perda de Vereador para a CDU e Reforça Posição do Chega

A recontagem dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa, motivada por um recurso da CDU, confirmou a eleição de um segundo vereador para o Chega, resultando na perda de um mandato para a coligação comunista por uma margem mínima.
News ImageNews ImageNews Image

A recontagem dos votos para a Câmara Municipal de Lisboa confirmou a atribuição de um segundo vereador ao Chega, enquanto a CDU (Coligação Democrática Unitária) perdeu um dos seus mandatos, elegendo apenas um vereador. A decisão, que resulta de uma diferença de apenas um voto num universo de 265.268 eleitores, não será alvo de recurso por parte da CDU, segundo confirmou uma fonte oficial do PCP de Lisboa à agência Lusa. O processo foi desencadeado por um recurso da CDU junto do Tribunal Constitucional (TC), que ordenou a recontagem dos votos na secção de voto n.º 28 da freguesia de São Domingos de Benfica. Num acórdão anterior, o mesmo tribunal já tinha validado um voto nulo a favor da CDU e anulado um voto atribuído ao Chega, reduzindo a diferença entre as duas forças políticas para apenas um voto.

Um recurso subsequente do Chega contra esta decisão foi considerado “legalmente inadmissível” pelo TC.

A assembleia de apuramento geral, realizada no Palácio de Justiça, validou o resultado final.

Com esta confirmação, o Chega torna-se a terceira candidatura mais votada no concelho de Lisboa, elegendo os vereadores Bruno Mascarenhas e Ana Simões Silva.

A CDU elege apenas João Ferreira, perdendo um vereador em comparação com as eleições de 2021, quando o Chega não tinha conseguido eleger nenhum representante.

A composição final do executivo municipal de Lisboa, para o mandato que se inicia, é liderada pela coligação “Por ti, Lisboa” (PSD/CDS-PP/IL) do reeleito presidente Carlos Moedas, com oito mandatos.

A candidatura “Viver Lisboa” (PS/Livre/BE/PAN) obteve seis mandatos, o Chega dois e a CDU um, num total de 17 vereadores.

Artigos

8

Política

Ver mais
News Image
Trabalhadores as Lajes deverão poder pedir adiantamento de salários a partir de segunda-feira

Os trabalhadores portugueses da Base das Lajes com salários em atraso deverão poder recorrer a um adiantamento a partir da próxima segunda-feira, avançou hoje o vice-presidente do Governo Regional dos Açores. “Se tudo correr bem, acho que segunda-feira já podem começar a pedir o ordenado”, afirmou o vice-presidente do executivo açoriano, Artur Lima, numa conferência […] O conteúdo Trabalhadores as Lajes deverão poder pedir adiantamento de salários a partir de segunda-feira aparece primeiro em jornalacores9.pt.

Source LogoAçores 9
News Image
Hospital de Viseu investe dois milhões de euros em robô cirúrgico

O Hospital de São Teotónio comprou o seu primeiro robô cirúrgico, que ajudará a diminuir o tempo de internamento e de recuperação dos doentes, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde Viseu – Dão Lafões (ULSVDL). O equipamento, destinado a cirurgias minimamente invasivas nas áreas de Cirurgia Geral, Ginecologia e Urologia, representou um investimento de 1.906.500 euros, financiado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). “O HUGO™ RAS é uma plataforma modular multi-quadrante concebida para uma vasta gama de procedimentos cirúrgicos e combina instrumentos articulados, visualização 3D e ainda uma opção de gravação de vídeo cirúrgico”, explicou a […] O conteúdo Hospital de Viseu investe dois milhões de euros em robô cirúrgico aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
News Image
Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera com projeto para transformar desperdícios de lã em peças de moda

O Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera, instituição particular de solidariedade social (IPSS), prevê arrancar em dezembro com um projeto para transformar desperdícios de lã de uma empresa do concelho em peças de moda sustentável. “O projeto ‘Saia de Casa’ transforma desperdícios de lã da empresa Albano Morgado em peças de moda sustentável, com enfoque na produção de saias e artigos exclusivos em 100% lã”, afirmou à agência Lusa a tesoureira da instituição, Maria Helena Correia. Segundo esta responsável, a iniciativa “alia a tradição, criatividade e responsabilidade ambiental, promovendo a economia circular e novas oportunidades para a […] O conteúdo Centro Paroquial de Solidariedade Social de Castanheira de Pera com projeto para transformar desperdícios de lã em peças de moda aparece primeiro em Notícias do Centro.

Source LogoNotícias do Centro
categoryVer categoria completa