
Centro 2030 abre concurso para apoiar investimento empresarial nos territórios de baixa densidade



O Programa Regional do Centro, conhecido como Centro 2030, abriu um concurso com uma dotação de 20 milhões de euros provenientes de fundos europeus. O principal objetivo é apoiar as empresas da região Centro e fomentar o investimento em territórios de baixa densidade. Este financiamento destina-se a projetos de investimento empresarial de natureza inovadora.
A iniciativa visa promover uma alteração no perfil de especialização da economia portuguesa e reforçar a sua competitividade externa através da diferenciação, diversificação e inovação.
O concurso é direcionado a micro, pequenas e médias empresas (PME).
Além da dotação específica do Centro 2030, as empresas da região podem ainda candidatar-se aos 70 milhões de euros disponibilizados no concurso pelo Programa Inovação e Transição Digital (COMPETE 2030). Segundo Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), este concurso representa «uma aposta na competitividade da economia regional e em particular dos territórios de baixa densidade». A presidente destacou que estas áreas necessitam de «uma atenção especial», beneficiando de taxas de comparticipação mais generosas e de um financiamento totalmente não reembolsável. São elegíveis projetos que se proponham a produzir bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis, com um enfoque na exportação, inseridos em cadeias de valor que gerem maior valor acrescentado.
O apoio financeiro abrange a criação de novos estabelecimentos, o aumento da capacidade de unidades já existentes, a diversificação da produção para novos produtos ou serviços, ou a alteração do processo global de produção ou de prestação de serviços.
O aviso do concurso está disponível para consulta no portal do Centro 2030.
Artigos
5




Economia
Ver mais
"Condições injustas e preços excessivos"? 10 mil hotéis processam Booking
De 2004 a 2024, os hotéis dizem ter sofrido grande pressão, por parte do Booking, para que não oferecerem preços mais baratos em nenhum outro lado, incluindo nos próprios sites.

Trabalhadores da PSA Sines e Labor Sines fazem nova greve parcial
Os trabalhadores da PSA Sines e da LaborSines, no Terminal XXI do Porto de Sines, no distrito de Setúbal, vão avançar com nova greve parcial, em dois períodos, e paralisações nas últimas duas horas de cada turno.

Reforma laboral. Sindicatos dizem que fragiliza, patrões aplaudem
As centrais sindicais UGT e CGTP-IN rejeitam a reforma laboral proposta pelo Governo, considerando-a "despropositada e injustificada" e "um ataque a quem trabalha", enquanto os patrões a aplaudem como "uma boa base de negociação".

Novo carro elétrico chinês com 10 mil encomendas em menos de sete minutos
O novo Xpeng P7 foi lançado na China esta semana, com o sucesso a ser quase imediato: em menos de sete minutos, recebeu mais de 10.000 pedidos de encomendas naquele país.