menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

CENTRO 2030 lança concurso de 5 milhões de euros para apoiar empresas do setor espacial

O Programa Regional do Centro abriu um concurso para reforçar o investimento empresarial no setor espacial, visando alavancar a transformação tecnológica da região e a sua afirmação internacional.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O Programa Regional do Centro (CENTRO 2030) lançou um concurso com uma dotação de 5 milhões de euros de fundos europeus para apoiar o investimento empresarial ligado ao setor espacial. A iniciativa visa alargar a capacidade produtiva da região a setores de elevado potencial, fomentar a inovação e acelerar os processos de transformação e intensificação tecnológica na região Centro, alargando as oportunidades de financiamento a startups e projetos de inovação. Segundo Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR Centro), o setor espacial é uma das prioridades da estratégia regional de especialização inteligente. Damasceno destaca o seu potencial para afirmar a região a nível internacional e impulsionar a economia regional através da criação de produtos e serviços de alto valor acrescentado, bem como de empregos qualificados com remunerações elevadas. O concurso destina-se a promover a criação ou expansão de micro e pequenas empresas, financiando projetos de pequena dimensão com forte ligação ao setor.

Os apoios abrangem os domínios “DownStream” (do espaço para a Terra) e “UpStream” (da Terra para o espaço).

Entre as áreas elegíveis contam-se tecnologias associadas a satélites, novos materiais e serviços em órbita, bem como telecomunicações, navegação, sistemas de observação da Terra, cibersegurança, sensorização, eletrónica e aplicações na área da saúde.

Apesar de a região Centro já possuir um potencial significativo, com capacidade para produzir conhecimento científico e formar recursos humanos altamente qualificados, o número de empresas especializadas no setor espacial é ainda reduzido. A transferência de tecnologia entre o sistema científico e o tecido empresarial também é limitada, uma lacuna que este novo instrumento de financiamento pretende colmatar, posicionando a região como um polo competitivo na economia espacial.

Artigos

8
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones