Autoridades moçambicanas emitem alerta de inundações para o centro do país



A Administração Regional de Águas (ARA) do Centro emitiu um comunicado alertando para o risco de inundações em Moçambique, devido à ocorrência de chuvas "fortes a muito fortes" nos últimos dias.
Esta situação tem provocado uma subida contínua dos níveis de água nas bacias hidrográficas da região, com especial destaque para as zonas do baixo Búzi e Alto Pinguè. De acordo com as previsões, espera-se a continuação de chuvas moderadas, que poderão ser localmente fortes, nas próximas 48 horas.
Esta previsão hidrológica aponta para uma provável subida dos níveis de água, o que poderá resultar em inundações localizadas.
As cheias poderão ter impacto nas vias de acesso, infraestruturas e campos agrícolas em várias bacias hidrográficas das províncias de Sofala, Manica e Quelimane.
Face a este cenário, a ARA Centro reiterou o apelo para que todas as entidades públicas e privadas, autoridades locais, agentes económicos e o público em geral tomem medidas de precaução.
As recomendações incluem a retirada das populações das zonas consideradas de risco de inundação e que se evite a travessia dos rios.
A entidade aconselha ainda o acompanhamento permanente da informação hidrológica divulgada através de boletins diários e outros avisos emitidos pelas autoridades competentes.
















