menulogo
Notícias Agora
user
Close

Mais de 40 concelhos em perigo máximo de incêndio esta quinta-feira

Entre 50 e 60 concelhos de Portugal Continental enfrentam um perigo máximo de incêndio rural, de acordo com os dados divulgados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
News ImageNews ImageNews Image

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que, esta quarta-feira, entre 50 a 60 concelhos dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém e Faro se encontram em perigo máximo de incêndio. Para além destes, vários outros municípios do interior Norte e Centro, bem como do Algarve, estão em perigo muito elevado de incêndio rural.

Este nível de perigo é determinado pelo IPMA com base numa escala de cinco níveis, que varia de 'reduzido' a 'máximo'.

O cálculo para esta classificação tem em conta quatro fatores meteorológicos: a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação registada nas últimas 24 horas. A região do Algarve é uma das mais afetadas, com sete concelhos em risco máximo de incêndio: Lagos, Loulé, Monchique, Portimão, São Brás de Alportel, Silves e Tavira. Outros concelhos algarvios, como Alcoutim, Aljezur, Castro Marim e Vila do Bispo, foram classificados com risco 'muito elevado'.

A previsão meteorológica para o continente aponta para céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade e precipitação fraca no litoral Norte e Centro a partir da tarde.

Prevê-se ainda vento forte na faixa costeira sul e nas terras altas, acompanhado por uma descida da temperatura máxima.

As temperaturas mínimas irão oscilar entre os 14 °C (Viana do Castelo, Braga, Vila Real e Bragança) e os 19 °C (Castelo Branco e Faro), enquanto as máximas variarão entre os 23 °C (em Aveiro) e os 36 °C (em Castelo Branco).

Face a este cenário, as autoridades apelam à prevenção, recomendando especial atenção a atividades que possam causar ignições e desaconselhando o uso de fogo ou de equipamentos agrícolas suscetíveis de gerar faíscas.

Artigos

7