
Cerca de seis dezenas de concelhos em perigo máximo de incêndio



De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), cerca de seis dezenas de concelhos estão hoje em perigo máximo de incêndio.
A situação mais preocupante abrange os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre e Santarém.
Para além destes, vários outros concelhos do interior norte e centro, bem como do Algarve, encontram-se em perigo muito elevado de incêndio rural.
O IPMA determina este risco com base numa escala de cinco níveis, que varia de "reduzido" a "máximo".
O cálculo é obtido através da análise de fatores como a temperatura do ar, a humidade relativa, a velocidade do vento e a quantidade de precipitação registada nas últimas 24 horas.
A previsão meteorológica para esta terça-feira aponta para céu pouco nublado ou limpo em todo o continente, com alguma nebulosidade matinal no litoral norte e centro.
Prevê-se vento forte na faixa costeira e nas terras altas, e uma agitação marítima forte na costa ocidental.
As temperaturas deverão sofrer uma pequena descida no interior, embora subam ligeiramente no sotavento algarvio.
As mínimas irão oscilar entre os 14 °C (em Viana do Castelo, Bragança, Vila Real e Braga) e os 19 °C (em Faro e Castelo Branco), enquanto as máximas variarão entre os 23 °C (em Aveiro) e os 36 °C (em Castelo Branco). As notícias indicam ainda a existência de um incêndio ativo em Vila Real, que deflagrou em Quintelas e progrediu para Sirarelhos.
Artigos
16















Atualidade
Ver mais
Agosto despede-se com semana de céu nublado e alguma chuva
O mês de agosto começou com céu limpo e temperaturas altas mas, de acordo com o IPMA, deverá terminar de outra forma. Pelo menos para os próximos dias, as previsões são de céu nublado, alguma chuva e temperaturas mais baixas.

Mais de 13.000 pessoas pedem proibição da prática de contenção física a idosos
Mais de 13 mil pessoas subscreveram uma petição pública para proibir a contenção física a idosos, que deverá dar entrada no parlamento após as férias, na qual se pede que Portugal dê "o passo para a eliminação desta prática arcaica".

Banhos desaconselhados de novo na praia de Matosinhos
Os banhos na praia de Matosinhos votam a estar desaconselhados devido à contaminação microbiológica da água, informa a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). As análises mais recentes revelaram a presença de bactérias patogénicas (‘Escherichia coli’ e enterococos intestinais) na água, revelou fonte da Capitania do Porto do Douro à agência Lusa. Já é a […]

O truque da fatura falsa já está a enganar clientes nos supermercados portugueses
Ir às compras devia ser simples: escolhes os produtos, pagas na caixa e levas a fatura para casa. No entanto,...