
Acordo de fornecimento de biometano entre CERTECA e REGA ENERGY



A CERTECA – Indústrias Cerâmicas SA, empresa do Grupo Ceragni, e a REGA ENERGY celebraram um acordo de longo prazo para o fornecimento de biometano. O contrato, com a duração de dez anos, permitirá à CERTECA substituir cerca de 20% do seu consumo de gás natural por este gás renovável na sua unidade fabril de Anadia, especializada na produção de pavimentos e revestimentos cerâmicos.
O biometano será produzido em Portugal pela REGA ENERGY, utilizando resíduos orgânicos, maioritariamente de origem agropecuária.
Este gás renovável é apontado como uma solução crucial para a descarbonização de setores industriais de difícil redução de emissões ('hard to abate'), pois substitui diretamente o gás natural fóssil sem exigir adaptações nos processos industriais. A sua utilização é particularmente vantajosa em indústrias como a cerâmica, que necessitam de altas temperaturas e são grandes consumidoras de gás natural, contribuindo para uma redução significativa das emissões de CO2.
Este acordo insere-se numa estratégia de sustentabilidade mais ampla da CERTECA. Em março de 2024, a empresa concluiu a instalação de um parque solar fotovoltaico nas suas instalações, que evita a emissão anual de 514 toneladas de CO2, o equivalente à plantação de aproximadamente 13.191 árvores. Raúl Magalhães, Presidente do Conselho de Administração da CERTECA, destacou que o acordo representa um avanço importante para atingir as metas de descarbonização da União Europeia e das Nações Unidas, alinhando-se com as "escolhas cada vez mais conscientes" dos clientes.
Por sua vez, João Rosa Santos, Head of Commercial da REGA ENERGY, manifestou o orgulho na parceria com uma indústria relevante no mercado português e reforçou o objetivo de impulsionar produtos nacionais mais sustentáveis e competitivos, sob o lema "Made in Portugal, Made Sustainable".
Artigos
4



Economia
Ver mais
Sabe que pode reaver até 30€? Tudo sobre a ação contra as operadoras
Segundo a associação de defesa do consumidor, em média, cada consumidor poderá reaver entre 14 e 30 euros, a que acrescem juros de mora acumulados desde 2018, o que aumentará o montante se a decisão se tornar definitiva.

Governo e parceiros sociais reúnem-se com proposta orçamental em agenda
O Governo e os parceiros sociais reúnem-se hoje em Concertação Social, num encontro que contará com a presença do ministro das Finanças, para discutir o Orçamento do Estado para 2026, que será entregue no parlamento a 10 de outubro.

Porto chinês inaugura rota pelo Ártico que liga China à Europa em 18 dias
O porto chinês de Ningbo-Zhoushan inaugurou esta semana uma nova rota pelo Ártico que encurta para 18 dias a ligação à Europa, menos de metade do tempo pelo canal do Suez, apesar de custos mais elevados por contentor.

Andrea Nunes é a nova administradora da Wellow Network
A Wellow Network anunciou a nomeação de Andrea Nunes como nova administradora do grupo, reforçando a aposta em competências de gestão e liderança para sustentar a estratégia de crescimento e diversificação de negócios em Portugal. Com mais de duas décadas de experiência no setor dos recursos humanos, outsourcing e trabalho temporário, Andrea Nunes chega à […] O conteúdo Andrea Nunes é a nova administradora da Wellow Network aparece primeiro em Revista Líder.