
Céu gradualmente pouco nublado, descida de temperatura e vento forte para hoje



Uma onda de calor irá afetar Portugal Continental a partir de quinta-feira, 24 de julho, prolongando-se pelo menos até ao dia 30. Este fenómeno meteorológico sucede a um início de semana mais fresco, para o qual se previa, no dia 23, uma descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul, acompanhada de vento forte. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a causa desta subida de temperatura é a deslocação de um anticiclone dos Açores para o Golfo da Biscaia, que, em conjunto com uma região depressionária entre o Norte de África e a Península Ibérica, transportará uma massa de ar quente e seco. Este fenómeno afetará igualmente o arquipélago da Madeira a partir do dia 26.
A previsão aponta para temperaturas máximas acima dos 30ºC na generalidade do território, podendo atingir os 40ºC em locais do interior da região Sul e no vale do Tejo. No concelho de Almeirim, por exemplo, os termómetros deverão chegar aos 39ºC no sábado e aos 40ºC na terça-feira seguinte. Na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, a subida será mais gradual, atingindo os 30ºC na próxima semana. As temperaturas mínimas também serão elevadas, devendo ultrapassar os 20ºC em várias zonas do interior, como o Sul, o vale do Tejo e a Beira Baixa. Para o arquipélago da Madeira, esperam-se máximas que podem ultrapassar os 30ºC, especialmente na vertente sul e nas regiões montanhosas.
Devido à persistência de tempo quente, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre, em vigor entre as 10h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado. Adicionalmente, o distrito de Lisboa esteve sob aviso amarelo devido a vento forte, com rajadas até 70 km/h, na quarta e quinta-feira. As autoridades recomendam precauções devido ao índice de raios ultravioleta, que estará muito elevado, aconselhando o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol, e a especial atenção para evitar a exposição das crianças ao sol.
Artigos
5




Ciência e Tecnologia
Ver mais
Robôs “boxeadores” lutam no World Robot Expo
Demonstração impressionante de tecnologia e agilidade

Este governo não quer que a IA seja usada para serviços de saúde mental
A Inteligência Artificial (IA) está a ser usada em vários campos, incluindo no da saúde mental, apesar da sua complexidade. Por ser uma área delicada, o estado de Illinois, nos Estados Unidos, será o...

Cientistas identificam potencial biomarcador de diagnóstico rápido de cancro da bexiga

Universidade de Coimbra expõe risco grave associado a este peixe popular
Em Portugal, o peixe é mais do que uma escolha alimentar, é tradição, mas será que estamos a consumir algo que põe em risco a nossa saúde?