menulogo
Notícias Agora
user
Ciência e Tecnologia Sexta-feira, Agosto 8

Céu gradualmente pouco nublado, descida de temperatura e vento forte para hoje

Portugal prepara-se para uma subida acentuada das temperaturas a partir da próxima quinta-feira, com a previsão de uma onda de calor que trará valores acima da média para a época e poderá levar os termómetros a atingir os 40ºC em várias regiões.
News ImageNews ImageNews Image

Uma onda de calor irá afetar Portugal Continental a partir de quinta-feira, 24 de julho, prolongando-se pelo menos até ao dia 30. Este fenómeno meteorológico sucede a um início de semana mais fresco, para o qual se previa, no dia 23, uma descida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul, acompanhada de vento forte. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a causa desta subida de temperatura é a deslocação de um anticiclone dos Açores para o Golfo da Biscaia, que, em conjunto com uma região depressionária entre o Norte de África e a Península Ibérica, transportará uma massa de ar quente e seco. Este fenómeno afetará igualmente o arquipélago da Madeira a partir do dia 26.

A previsão aponta para temperaturas máximas acima dos 30ºC na generalidade do território, podendo atingir os 40ºC em locais do interior da região Sul e no vale do Tejo. No concelho de Almeirim, por exemplo, os termómetros deverão chegar aos 39ºC no sábado e aos 40ºC na terça-feira seguinte. Na Póvoa de Varzim e em Vila do Conde, a subida será mais gradual, atingindo os 30ºC na próxima semana. As temperaturas mínimas também serão elevadas, devendo ultrapassar os 20ºC em várias zonas do interior, como o Sul, o vale do Tejo e a Beira Baixa. Para o arquipélago da Madeira, esperam-se máximas que podem ultrapassar os 30ºC, especialmente na vertente sul e nas regiões montanhosas.

Devido à persistência de tempo quente, o IPMA emitiu um aviso amarelo para os distritos de Évora, Faro, Setúbal, Lisboa, Beja e Portalegre, em vigor entre as 10h00 de sexta-feira e as 06h00 de sábado. Adicionalmente, o distrito de Lisboa esteve sob aviso amarelo devido a vento forte, com rajadas até 70 km/h, na quarta e quinta-feira. As autoridades recomendam precauções devido ao índice de raios ultravioleta, que estará muito elevado, aconselhando o uso de protetor solar, chapéu e óculos de sol, e a especial atenção para evitar a exposição das crianças ao sol.

Artigos

5
Close