CGTP convoca manifestação nacional para 13 de janeiro contra o pacote laboral do Governo



Na sequência da greve geral de 11 de dezembro, a CGTP-IN anunciou uma nova ação de luta contra o pacote laboral do Governo da AD, marcando uma manifestação nacional para o dia 13 de janeiro de 2026. O protesto terá início às 14:30 na Praça Luís de Camões, em Lisboa, e seguirá em direção a São Bento, sede da Assembleia da República.
Esta manifestação visa reforçar a exigência da retirada do projeto de reforma laboral, designado por ‘Trabalho XXI’, que a central sindical descreve como um “ataque” e um “assalto aos direitos e às condições de trabalho”. Durante o evento, será entregue ao primeiro-ministro, Luís Montenegro, um abaixo-assinado que, segundo a CGTP, conta com dezenas de milhares de assinaturas de trabalhadores que rejeitam as alterações propostas. A central sindical refere que, nos últimos meses, contactou, esclareceu e mobilizou milhares de trabalhadores para esta petição.
A manifestação ocorrerá poucos dias após uma reunião agendada entre representantes da CGTP, incluindo Tiago Oliveira, e o primeiro-ministro, a 7 de janeiro.
O encontro foi solicitado pela estrutura sindical para reiterar a sua posição contra o pacote laboral.
As medidas propostas pelo executivo, que abrangem áreas como a parentalidade, os despedimentos, o alargamento dos prazos dos contratos e a definição de serviços mínimos em caso de greve, têm gerado forte contestação e motivaram a greve geral que parou o país em dezembro.










