Chamadas para a linha SNS 24 aumentaram 17 por cento em dezembro



A linha SNS 24 atendeu cerca de 307 mil chamadas desde o início de dezembro, o que representa um aumento de 17% em comparação com o mesmo período do ano anterior. O principal motivo dos contactos, correspondendo a 55% dos casos, foram problemas respiratórios agudos, um reflexo do aumento de casos de gripe e infeções respiratórias que, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS), atingiram níveis superiores aos de épocas anteriores. Os dias de maior afluência de chamadas coincidiram com os períodos após os feriados de 2 e 9 de dezembro. Na sequência da triagem efetuada pela linha SNS 24 entre 1 e 17 de dezembro, 45,9% dos utentes foram encaminhados para os cuidados de saúde primários, onde foram agendadas 56 mil consultas. Cerca de 39,8% dos utentes foram aconselhados a dirigir-se às urgências hospitalares, 4,7% foram encaminhados para o INEM e a 9,6% foram recomendados autocuidados em casa. O tempo médio de espera para atendimento na linha situou-se nos 10 minutos, embora 65% dos utentes tenham sido atendidos em até dois minutos. Este aumento na procura da linha SNS 24 está em linha com os dados da DGS, que revelaram um crescimento do número total de episódios de urgência hospitalar na primeira semana do mês, totalizando 128.602, mais 1,7% do que na semana anterior.
O Programa Nacional de Vigilância da Gripe também reportou uma atividade gripal epidémica com tendência crescente.
Para auxiliar na resposta, a nova funcionalidade de triagem digital na aplicação SNS 24 já permitiu realizar mais de 26 mil avaliações, o que corresponde a 23% de todas as triagens respiratórias feitas pela linha.


















