OpenAI Redefine Estratégia: Lança Browser Atlas e Retira ChatGPT do WhatsApp



Numa tentativa de expandir o seu domínio no mundo digital, a OpenAI apresentou um novo projeto para reinventar a internet: um browser chamado Atlas. Este novo navegador visa desafiar diretamente o reinado do Google Chrome, e a sua principal vantagem competitiva é a integração nativa do assistente de Inteligência Artificial ChatGPT, um recurso que o seu concorrente não possui.
Esta aposta representa um passo significativo da empresa para consolidar a sua influência e oferecer novas formas de interação online aos utilizadores.
Em simultâneo com esta expansão, a OpenAI anunciou uma decisão de sentido contrário relativamente a uma das suas integrações mais populares.
A empresa irá remover o ChatGPT da aplicação de mensagens WhatsApp a partir do dia 15 de janeiro. A medida afetará os 50 milhões de utilizadores que, segundo a empresa, utilizavam o serviço para "conversar, criar e aprender" através da plataforma de mensagens da Meta.
No seu comunicado oficial, a OpenAI agradeceu aos utilizadores e destacou como a simplicidade do WhatsApp se revelou um "espaço natural para a criatividade e curiosidade quotidianas". A justificação oficial para esta remoção aponta para uma alteração nos termos de utilização do WhatsApp.
Embora a OpenAI não tenha especificado a mudança exata, a decisão surge num contexto em que a Meta, empresa-mãe do WhatsApp, está a integrar a sua própria inteligência artificial, a Meta AI, nas suas aplicações.
Especula-se que a Meta esteja a alterar as suas políticas para impedir a presença de 'bots' de conversação concorrentes nos seus serviços.
A OpenAI afirmou que, apesar de preferir continuar a servir os utilizadores no WhatsApp, está focada em tornar a transição o mais fácil possível.
Artigos
5Ciência e Tecnologia
Ver mais
A Electronic Arts e os Battlefield Studios lançaram Battlefield REDSEC, um destino gratuito que redefine géneros, construído sobre o ADN icónico de Battlefield, apresentando uma abordagem ousada ao género Battle Royale, um modo competitivo intenso baseado em esquadrões chamado Gauntlet e novas formas de desbloquear o poder do Portal. REDSEC é lançado juntamente com a […] O conteúdo Electronic Arts lança gratuitamente Battlefield RedSec já disponível aparece primeiro em Portugal Gamers.

Entre 2019 e 2023, a Universidade foi responsável ou participou em quase 24% de todos os artigos científicos produzidos nas instituições científicas portuguesas.

Investigadores da Universidade de Queensland criaram um “oceano” microscópico num chip de silício, capaz de miniaturizar o estudo da dinâmica das ondas. O dispositivo, desenvolvido na Escola de Matemática e Física, utiliza uma camada de hélio superfluido com apenas alguns milionésimos de milímetro de espessura, aplicada num chip mais pequeno do que um grão de arroz.

A Eye Get It, uma aplicação desenvolvida na Letónia com recurso à inteligência artificial (IA), que ajuda crianças com perturbações do espectro do autismo (PEA) a comunicar, foi a vencedora do hackathon HackCodeX da Emergn e já está a chegar a diferentes mercados.





