
OpenAI Reforça Segurança para Adolescentes no ChatGPT



A OpenAI está a desenvolver um sistema para identificar a idade dos utilizadores do ChatGPT, com o objetivo de reforçar a proteção de menores de 18 anos. A empresa, liderada por Sam Altman, pretende que o sistema distinga automaticamente se está a interagir com um adulto ou um adolescente, direcionando os menores para uma experiência com políticas de segurança mais restritivas. O ChatGPT é destinado a maiores de 13 anos, mas os utilizadores com menos de 18 anos terão acesso a uma versão que bloqueia conteúdos sexualizados e discussões sobre temas de risco, como o suicídio. Para determinar a idade, o sistema basear-se-á no comportamento do utilizador durante a interação com o chatbot, embora em alguns países possa ser solicitada a apresentação de um documento de identificação. Caso o modelo de IA não tenha a certeza da idade do utilizador, aplicará por defeito as restrições para menores de 18 anos, garantindo a máxima segurança. Os adultos terão a opção de comprovar a sua idade para aceder a todas as funcionalidades.
Estas medidas juntam-se aos controlos parentais que serão implementados no final do mês, permitindo que os pais associem as suas contas às dos filhos e definam regras de utilização. Esta iniciativa surge após um incidente em abril, nos EUA, em que um adolescente de 16 anos se suicidou, levando os pais a processar a OpenAI.
Alegaram que, apesar de o ChatGPT ter oferecido recursos de apoio, as salvaguardas falharam e a conversa acabou por se focar no suicídio. O caso foi um de vários discutidos numa audição no Senado norte-americano, onde pais de jovens que morreram por suicídio denunciaram o papel dos chatbots no agravamento da saúde mental dos seus filhos.
Os familiares pediram medidas como a verificação obrigatória de idade e controlos parentais eficazes.
Em resposta, a OpenAI e outras empresas do setor comprometeram-se a reforçar a segurança, e as autoridades, como a Federal Trade Commission (FTC), iniciaram investigações sobre os riscos destes sistemas.
Artigos
14













Ciência e Tecnologia
Ver mais
LinkedIn vai treinar IA com perfis, currículos e 'posts' dos utilizadores
No entanto, há uma forma de impedir que o LinkedIn recorra aos seus dados para treinar o modelo de Inteligência Artificial generativa. Terá de o fazer até ao dia 3 de novembro de 2025.

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.

Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água
Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água realiza-se no dia 25 de setembro e é promovida pela Águas do Tejo Atlântico. Junta especialistas nacionais e internacionais para debater os grandes desafios da água e apresentar as soluções mais inovadoras do setor. O conteúdo Conferência sobre os caminhos da inovação na gestão da água aparece primeiro em Olhares de Lisboa.

Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela
Jornal Mais Ribatejo O Centro Ciência Viva do Alviela, em Alcanena, volta a juntar ciência e comunidade na Noite Europeia dos Investigadores, que se celebra na última sexta-feira de setembro, este ano a 26 de setembro, com início às 19h30. A iniciativa decorre no âmbito do projeto EU-Embraces e propõe, este ano, um Café de Ciência com o […] O conteúdo Alcanena assinala Noite Europeia dos Investigadores com conversa sobre o cancro no Centro Ciência Viva do Alviela aparece primeiro em Mais Ribatejo.