menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Gastronomia Portuguesa em Destaque: Marlene Vieira e Solar dos Presuntos Coroados Melhores da Europa

A gastronomia portuguesa foi celebrada a nível europeu com a distinção da chef Marlene Vieira, do restaurante Solar dos Presuntos e da Adega Mayor nos Prémios AURUM, que reconhecem a excelência enogastronómica no continente.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

Os Prémios AURUM Europa – Excelência Enogastronómica, atribuídos pelo Conselho Europeu de Confrarias Enogastronómicas (CEUCO), distinguiram vários nomes portugueses na sua 19.ª edição. A cerimónia, focada na preservação da gastronomia e das tradições europeias, decorreu na Galiza, Espanha, a 29 de novembro, e reconheceu Marlene Vieira como Chef do Ano 2025, o restaurante lisboeta Solar dos Presuntos como Melhor Restaurante Europeu, e a Adega Mayor, de Campo Maior, na categoria de Enoturismo. Marlene Vieira, que lidera o restaurante Marlene em Lisboa, tem tido um ano de sucesso.

Antes desta distinção, já tinha conquistado uma estrela Michelin em fevereiro, tornando-se a primeira mulher a receber o galardão em Portugal nos últimos 30 anos, e foi também reconhecida nos Prémios Dona Antónia e na La Liste.

Nas redes sociais, a chef expressou a sua "honra" e "gratidão" a todos os que a acompanham, como a equipa e a família, prometendo continuar o trabalho com "paixão, dedicação e novos sabores".

O restaurante Solar dos Presuntos também viu o seu trabalho reconhecido com o prémio de Melhor Restaurante Europeu.

Pedro Cardoso, proprietário do espaço, afirmou receber a distinção "com profundo orgulho e sentido de responsabilidade".

Agradeceu à sua família, em especial à filha Carolina, e deixou uma "palavra de imensa gratidão" aos seus "extraordinários colaboradores", sublinhando que sem eles "nada disto seria possível".

Mencionou ainda os colegas do setor que lutam para valorizar a gastronomia portuguesa.

A Adega Mayor, por seu lado, foi galardoada como Melhor Adega.

O CEUCO é uma organização europeia sem fins lucrativos, fundada por países como Portugal, Espanha, França e Itália, com a missão de promover e defender produtos agroalimentares e gastronomia de qualidade na Europa.

Outros vencedores dos prémios incluíram Iakovos Apergis (Melhor Chef), o restaurante Pandrossos na Grécia (Melhor Restaurante de Hotel Histórico) e a Fiesta del Marisco de O Grove (Melhor Festival Gastronómico).

Artigos

7
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones