menulogo
Notícias Agora
user
Close

Festival Chefs on Fire em Cascais

A sétima edição do festival Chefs on Fire, em Cascais, celebrou a cozinha feita a fogo, onde propostas vegetarianas inovadoras se destacaram entre as brasas e conquistaram o público.
News ImageNews ImageNews Image

O Parque Marechal Carmona, em Cascais, recebeu nos dias 20 e 21 de setembro a sétima edição do festival gastronómico Chefs on Fire.

O evento, que juntou mais de 30 chefs nacionais, incluindo nomes com estrelas Michelin, e música portuguesa, desafiou os cozinheiros a criar pratos utilizando exclusivamente fogo, fumo e lenha.

Apesar da chuva que se fez sentir, nem os chefs nem as centenas de visitantes se deixaram demover, explorando as diversas propostas culinárias. Contrariando a expectativa de que a cozinha a lenha se centra em carne e peixe, as estrelas desta edição foram pratos vegetarianos.

Uma das criações mais populares foi a tortilha de batata com azeitona, jalapeño e molho xo, do chef Nuno Castro, do grupo Avesso.

Esta proposta foi especialmente elogiada por um grupo de turistas americanos que visitavam o festival pela primeira vez, destacando a sua base cremosa e leve.

Outro chef em destaque foi Nuno Mendes, que se estreou no evento.

Inspirado pelas suas memórias do Novo México, nos EUA, mas com uma reinterpretação portuguesa, o chef apresentou uma tortilha vegetariana feita com grão-de-bico, recheada com couve-flor grelhada, pickles e ervas.

Mendes, que divide a sua vida entre Portugal e Londres, explicou que a sua cozinha se baseia nas suas viagens e na forma como a gastronomia portuguesa se adaptou e influenciou outras culturas pelo mundo. O festival revelou-se um sucesso junto de um público variado, que o considerou uma excelente forma de conhecer novas culturas e sabores num único espaço.

A experiência foi descrita como uma oportunidade para provar criações gastronómicas únicas, preparadas por alguns dos mais reconhecidos chefs do país.

Artigos

7