
Chega vai presidir à comissão de inquérito ao INEM



Os partidos com assento parlamentar chegaram a um consenso para que um deputado do Chega assuma a presidência da comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A primeira vice-presidência será ocupada pelo PSD e a segunda pelo PS.
A comissão será composta por um total de 24 deputados, distribuídos da seguinte forma: oito do PSD, cinco do Chega, cinco do PS, dois da Iniciativa Liberal (IL), dois do Livre, um do PCP e um do CDS-PP. O objetivo principal desta comissão, conforme o texto aprovado em julho pela Assembleia da República, é "apurar as responsabilidades políticas, técnicas, contratuais, legais e financeiras, relativas à atual situação" do INEM.
Adicionalmente, os deputados procurarão "avaliar a relação das diferentes tutelas políticas com o INEM e clarificar a intervenção" de todos os governos desde 2019 na gestão política e financeira do instituto.
Esta será a terceira vez que o Chega preside a uma comissão parlamentar de inquérito.
Na legislatura anterior, o partido liderou a CPI sobre a gestão política da EFACEC, cujos trabalhos foram interrompidos pela queda do governo.
Mais recentemente, o deputado do Chega, Rui Paulo Sousa, presidiu à comissão de inquérito ao caso das gémeas, que decorreu entre maio de 2024 e junho de 2025. O projeto de deliberação que estabelece esta composição foi consensualizado em conferência de líderes, mas ainda necessita da homologação formal do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Após esta validação, será agendada uma reunião plenária para a eleição dos membros e dos respetivos cargos para que a comissão possa ser formalmente constituída.
Artigos
5




Política
Ver mais
Rui Tavares quer um Presidente de esquerda para "reequilibrar" Portugal
O porta-voz do Livre Rui Tavares defendeu hoje que Portugal precisa de um Presidente da República oriundo de um "campo progressista" para garantir um inquilino de esquerda no Palácio de Belém e o reequilíbrio da política nacional.

Metsola elogia liderança de Costa no Conselho Europeu e rejeita intromissão
A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, elogiou hoje a "liderança fantástica" do antigo primeiro-ministro português António Costa no Conselho Europeu, por "levar o seu papel a sério", e rejeitou intromissão dos seus poderes na representação europeia internacional.

Estado deve reagir ao ataque a flotilha? "Sabiam que corriam riscos"
O candidato presidencial Luís Marques Mendes considerou hoje que a reação ao ataque ao barco que integra a flotilha humanitária rumo a Gaza é da responsabilidade dos promotores da iniciativa, sublinhando que se trata de uma ação privada, sem cobertura diplomática do Estado português.

José Luís Carneiro, o PS e as comunidades
É relativamente pacífico que o atual Secretário-Geral do PS, José Luís Carneiro, foi um dos melhores secretários de Estado das Comunidades que passaram por esta pasta. Foi incansável, esteve sempre presente em todos os momentos mais críticos por que passaram os nossos compatriotas, como quando houve catástrofes naturais ou atentados terroristas e iniciou um caminho […] O conteúdo José Luís Carneiro, o PS e as comunidades aparece primeiro em BOM DIA.