menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

China acusa Estados Unidos de acelerar cenário de guerra com venda de armas a Taiwan

O Ministério da Defesa chinês acusou os Estados Unidos de estarem a "acelerar o avanço para uma perigosa situação de guerra" no Estreito de Taiwan, na sequência da aprovação de novas vendas de armamento norte-americano à ilha.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

O porta-voz do Ministério da Defesa chinês, Zhang Xiaogang, afirmou que a Lei de Autorização de Defesa Nacional dos EUA para 2026 "interfere de forma flagrante nos assuntos internos da China" e "envia sinais gravemente errados" às forças pró-independência de Taiwan.

As declarações surgem num contexto de crescentes fricções entre Pequim e Washington, que tem reforçado o seu apoio político e militar a Taipé. Segundo Zhang, Washington "violou os seus compromissos" ao intensificar as vendas de armas a Taiwan, uma ação que "mina seriamente" a paz e a estabilidade na região. O porta-voz acusou os EUA de usarem a ilha como "ferramenta para conter a China", considerando que essa estratégia está "condenada ao fracasso".

Dirigindo-se às autoridades de Taiwan, advertiu que "procurar a independência através da força conduz à autodestruição", acusando-as de ignorar os interesses da população.

Nesse sentido, Zhang apelou a Washington para que "atue com a máxima prudência nos assuntos relacionados com Taiwan" e adote "ações concretas para salvaguardar a estabilidade das relações bilaterais e dos laços entre os dois exércitos".

Apesar de não manterem relações diplomáticas formais, os Estados Unidos são o principal fornecedor de armamento de Taiwan e seguem uma política de ambiguidade estratégica sobre uma eventual intervenção militar em caso de conflito.

Pequim considera Taiwan uma "parte inalienável" do seu território e não descarta o uso da força para conseguir a "reunificação", uma posição que Taipé rejeita, defendendo que apenas os taiwaneses podem decidir o seu futuro político.

Artigos

15
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones