menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Tréguas de um Dia: Portugal Sob o Domínio de Chuva Persistente no Final de Outubro

Portugal continental enfrenta um final de outubro marcado por chuva intensa e persistente, com as previsões meteorológicas a apontarem para apenas um dia de tréguas na próxima semana.
News ImageNews ImageNews Image

O estado do tempo em Portugal continental está a ser condicionado pela depressão Benjamin, que trouxe chuva forte, vento e trovoadas, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos amarelos para dez distritos, principalmente no Norte e Centro.

As rajadas de vento podem atingir os 95 km/h nas terras altas e a precipitação acumulada poderá chegar aos 100 milímetros na região Centro. As autoridades alertam para o risco de inundações e deslizamentos de terra. Esta instabilidade deve-se à passagem de sucessivas frentes atlânticas e “rios atmosféricos”, que são extensas correntes de vapor de água que transportam grande humidade do Atlântico para a Península Ibérica. A depressão Benjamin, em particular, formou-se através de um processo de “ciclogénese explosiva”, intensificando-se rapidamente.

Esta configuração atmosférica tem resultado num tempo húmido, abafado e chuvoso em grande parte do país.

As previsões indicam que a chuva persistirá até ao final do fim de semana.

No sábado, a precipitação será forte no Norte e Centro, enquanto no domingo o sistema frontal se deslocará para sul, afetando o Alentejo e o Algarve. No entanto, as previsões mais recentes, que sofreram uma “mudança drástica”, apontam para uma breve pausa na instabilidade.

Segunda-feira, 27 de outubro, poderá ser o único dia da próxima semana sem chuva significativa na maior parte do território, devido a uma curta janela de influência anticiclónica. A partir de terça-feira, uma nova depressão atlântica deverá aproximar-se de Portugal, trazendo de volta os chamados ventos ábregos — ventos quentes e húmidos do quadrante sudoeste.

Esta melhoria será, contudo, passageira.

Estes ventos, alimentados por um novo rio atmosférico, deverão provocar períodos de chuva forte e persistente a partir de quarta-feira, afetando todo o território e com especial incidência novamente no Norte e Centro.

Os meteorologistas sublinham que existe alguma incerteza nas previsões a longo prazo, mas o cenário geral aponta para que o final de outubro seja um dos mais chuvosos dos últimos anos.

As temperaturas deverão baixar gradualmente.

A instabilidade poderá manter-se até ao início de novembro, sendo aconselhável manter as precauções.

Artigos

21
Ver mais▼

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa
Audio NewsNotícias em áudio
ExploreExplorar FollowingA seguir BriefingsBriefings
AudioAudio
Descarregar a app
Tenha acesso a todas as notícias, fontes e temas seleccionados por si.
Google Play App Store
Phones