menulogo
Notícias Agora
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Chuvas Torrenciais no México

As fortes chuvas que assolam o México já provocaram pelo menos 37 mortos, segundo o mais recente balanço oficial. As intempéries, causadas por dois furacões, resultaram em inundações e deslizamentos de terras que afetaram a quase totalidade do país.
News ImageNews ImageNews Image

As chuvas intensas, provocadas pelos furacões Priscilla e Raymond desde 7 de outubro, causaram inundações e deslizamentos de terras em 31 dos 32 estados mexicanos. O número de vítimas mortais foi atualizado progressivamente pelas autoridades, passando de um balanço inicial de 23 para pelo menos 37 mortos, de acordo com a última informação divulgada pelo Governo.

Foram ainda reportados pelo menos 13 desaparecidos.

Os estados onde se registaram mortes foram Veracruz (leste), Querétaro (centro), Hidalgo (centro) e Puebla (centro).

Em Hidalgo, as autoridades contabilizaram 16 mortos em deslizamentos de terras nos municípios de Tenango e Zacualtipán. No estado de Puebla, o governador Alejandro Armenta registou pelo menos cinco mortos e oito desaparecidos.

A Presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, informou sobre a morte de um menor em Querétaro, devido a um deslizamento de terras, e de um polícia em Veracruz, que faleceu enquanto realizava operações de resgate. Em resposta à catástrofe, as autoridades mexicanas mobilizaram mais de oito mil militares para prestar auxílio à população.

A Presidente Sheinbaum afirmou estar a coordenar os esforços com os governadores dos estados afetados, a Proteção Civil e outras entidades, com o objetivo de apoiar a população, desobstruir estradas e restabelecer o fornecimento de energia elétrica, que foi cortado em várias zonas do país.

As inundações causaram danos significativos em casas, hospitais, empresas e outras infraestruturas, com vídeos partilhados nas redes sociais a evidenciarem a gravidade da situação.

Artigos

13
categoryVer categoria completa