
Ausências e convocatórias para os Mundiais e Europeus de Ciclismo



A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) confirmou que João Almeida, vice-campeão da Vuelta2025, e Nelson Oliveira não irão representar Portugal nos Campeonatos do Mundo de estrada, que decorrem de 21 a 28 de setembro em Kigali, no Ruanda. A ausência de Almeida deve-se a uma opção estratégica para se concentrar totalmente no Campeonato da Europa. Já Nelson Oliveira falha os primeiros Mundiais realizados em África devido a uma fratura no quinto metacarpo da mão direita sofrida no final de agosto, interrompendo uma série de participações ininterruptas desde 2013.
Rui Costa é outro nome que deverá falhar a competição mundial para se focar nos Europeus.
Perante estas ausências, a seleção nacional de elite para a prova de fundo em Kigali será composta por Afonso Eulálio, António Morgado, Ivo Oliveira e Tiago Antunes.
Portugal alinhará apenas nas provas masculinas de elites e sub-23, sendo que nesta última categoria os convocados são Daniel Lima, Daniel Moreira, Gabriel Baptista e Lucas Lopes.
O selecionador nacional, José Poeira, descreveu a convocatória como uma das mais difíceis da sua carreira, justificando a opção de não levar atletas juniores nem femininas com a necessidade de gerir a proximidade entre os dois campeonatos em continentes diferentes.
Poeira destacou ainda a dureza do percurso no Ruanda, com "altitude, humidade e um desnível acumulado de 5.000 metros".
Para os Campeonatos da Europa, agendados de 1 a 5 de outubro em Drôme-Ardèche, França, João Almeida e Nelson Oliveira regressam à seleção.
Ambos participarão tanto na prova de fundo como no contrarrelógio individual. A equipa de elite masculina para a prova de fundo contará ainda com Rui Costa, Afonso Eulálio e António Morgado.
Ao contrário dos Mundiais, nos Europeus Portugal estará representado em todos os escalões, masculinos e femininos.
Foram igualmente anunciados os convocados para as categorias de sub-23 e juniores, incluindo atletas como Raquel Queirós e Daniela Campos na elite feminina, e Guilherme Santos nos juniores masculinos.
Artigos
10









Desporto
Ver mais
CR7, João Félix e Jorge Jesus de espada na mão no Dia da Arábia Saudita
Trio português do Al Nassr marcou presença nas celebrações desta data especial e aproveitou, inclusive, para fazer 'juras de amor' ao país que o recebeu, ao longo das mais recentes temporadas.

20 minutos: as buscas na TAP à indemnização de Alexandra Reis e o ataque a adeptos do FCP em Alvalade
A TAP está a ser alvo de buscas por causa da indemnização de 500 mil euros a Alexandra Reis. As autoridades suspeitam de vários crimes, incluindo administração danosa, e procuram documentos na sede da empresa e num escritório de advogados. O caso levou à demissão do então ministro Pedro Nuno Santos. Foram detidos mais três elementos da claque do Sporting Juve Leo pelo ataque a adeptos do Porto. O carro em que seguiam foi incendiado depois de um jogo de hóquei em patins, em Alvalade. O processo já tem seis arguidos indiciados por tentiva de homicidio.

Presidente da AF Lisboa garante que "nunca houve guerra" com a FPF
O presidente da Associação de Futebol de Lisboa, Vítor Filipe, caracterizou hoje como "normal e institucional" a relação com Benfica, Sporting e Federação Portuguesa de Futebol, com a qual afirma que "nunca houve machado de guerra".

FC Porto pondera providência cautelar contra reagendamento do jogo com o Arouca
O clube 'azul e branco' considera a alteração ilegal e prejudicial à sua preparação para o jogo europeu seguinte. A Liga justifica a decisão com questões de segurança relacionadas com a Feira das Colheitas em Arouca.