Coimbra e Évora em Sintonia: Festivais de Música Marcam o Final do Ano



Em Coimbra, a sétima edição do ciclo de música Orphika, organizado pela Universidade de Coimbra (UC), decorrerá entre 8 de novembro e 8 de dezembro. Com o lema “a cidade é um palco”, o evento apresentará mais de 30 concertos e atividades em 15 espaços distintos, contando com a colaboração de 20 parceiros.
A programação é vasta e inclui música erudita, tradicional, popular, ‘world music’, contemporânea e experimental.
Entre os destaques estão o musical infantil “Voz do Amor”, o concerto de fado em homenagem a Carlos Paredes, um foto-concerto no Jardim Botânico, a celebração dos 30 anos do projeto The Grauº e o espetáculo “Poesia Lusófona”. O concerto de encerramento, “O Coro das Vontades”, será um espetáculo de música experimental que contará com a participação de um grupo de crianças surdas.
Segundo o vice-reitor da UC, Delfim Leão, a maioria dos eventos tem entrada gratuita.
Foi ainda realçado o crescimento de público nas iniciativas da UC, que triplicou para 180 mil espectadores em 2024.
Simultaneamente, Évora acolhe a oitava edição do Festival Internacional de Percussão, promovido pela Associação Musical “Eborae Mvsica” nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Salão Central Eborense. Com direção artística de Vasco Ramalho, o festival foca-se na música para Ensemble de Percussão e na promoção de uma nova geração de percussionistas portugueses.
O programa inclui concertos de David Russo, Kodu Percussion Group, Agostinho Sequeira e do grupo italiano Wakiki Contemporary Quartet. O concerto de encerramento, a 9 de novembro, reunirá todos os participantes e contará com a presença especial do Ensemble de Percussão do “Eborae Mvsica”. O festival oferecerá também ‘masterclasses’ de multipercussão e de marimba e vibrafone, bem como ‘workshops’ de música de câmara e percussão tradicional africana. O evento conta com o apoio de diversas entidades, incluindo a Direção-Geral das Artes e a Câmara Municipal de Évora.
Artigos
19Cultura e Entretenimento
Ver mais
O advogado toma uma decisão arriscada que pode virar tudo do avesso, até a sua relação com Vitória.

Uma decisão do advogado abala a relação e deixa Vitória sem chão.

Parece que a Sara está em maus lençóis.

Em novembro de 1975, chegava às salas "Voando Sobre um Ninho de Cucos" e Pier Paolo Pasolini era brutalmente assassinado. O que nos trouxe mais esse ano? "Tubarão", "Barry Lyndon", Carrie Fisher e um Óscar para "O Padrinho II".



