
Aproximação do Ciclone Tropical Gabrielle aos Açores



De acordo com o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, o ciclone tropical Gabrielle encontrava-se na segunda-feira a aproximadamente 3.000 quilómetros a sudoeste do grupo Ocidental (ilhas das Flores e Corvo), com uma pressão mínima de 978 hPa, deslocando-se para nor-noroeste. A previsão indica que o ciclone se intensificará nas próximas horas, devendo atingir o arquipélago na sexta-feira já como furacão de categoria 1.
A trajetória prevista aponta para que o centro do ciclone passe entre os grupos Ocidental e Central (ilhas Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial).
Esta aproximação resultará num agravamento geral do estado do tempo em todas as ilhas dos Açores. A meteorologista Elsa Vieira, da delegação açoriana do IPMA, confirmou esta previsão.
As previsões detalhadas para sexta-feira indicam o início de precipitação em todas as ilhas a partir da madrugada, que poderá ser forte nos grupos Ocidental e Central.
O vento também se intensificará significativamente, com rajadas que poderão variar entre os 120 e os 150 quilómetros por hora, soprando de sudoeste e rodando posteriormente para noroeste. A agitação marítima será acentuada, com ondas de sete a oito metros de altura significativa e uma altura máxima que poderá atingir os 14 a 15 metros, seguindo o mesmo padrão de direção do vento.
O IPMA ressalva que, devido à distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra, existe alguma incerteza relativamente à sua trajetória e intensidade exatas.
Como tal, a previsão atualmente disponível poderá sofrer alterações nos próximos dias.
Artigos
7






Atualidade
Ver mais
A25 reaberta ao trânsito em Celorico da Beira após capotamento de ligeiro
A A25 já reabriu ao trânsito, no sentido Celorico da Beira-Guarda, depois de ter sido encerrada, esta tarde, na sequência do capotamento de um ligeiro de passageiros de que resultou um ferido grave.

"O que estava combinado era a morte. Não a morte por crueldade, mas a morte por medo": 24 anos após a "Chacina dos Portugueses", o mentor do crime falou em exclusivo à CNN Portugal
Luís Miguel Militão, o "Monstro de Fortaleza", diz que os seis empresários portugueses foram mortos "por medo"

Adeus cartões no ‘bolso’: Governo prepara medida que vem revolucionar os transportes públicos em Portugal
Para quem viaja de transportes públicos em Portugal, o Governo prepara uma medida que vem simplificar bastante as viagens entre cidades

Alegada descoberta dos EUA de causa do autismo tem fundamentação científica?
Veja aqui o “Raio X” completo com o médico e comentador da SIC, Francisco Goiana da Silva. Em análise a transferência de médicos obstetras do Hospital do Barreiro para o de Almada, as falhas informáticas do SNS e a alegada descoberta dos Estados Unidos sobre causa do autismo.