menulogo
Notícias Agora
user
Close

Aproximação do Ciclone Tropical Gabrielle aos Açores

O ciclone tropical Gabrielle está a intensificar-se no Atlântico e prevê-se que afete o arquipélago dos Açores na próxima sexta-feira, com a força de um furacão de categoria 1, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
News ImageNews ImageNews Image

De acordo com o Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores, o ciclone tropical Gabrielle encontrava-se na segunda-feira a aproximadamente 3.000 quilómetros a sudoeste do grupo Ocidental (ilhas das Flores e Corvo), com uma pressão mínima de 978 hPa, deslocando-se para nor-noroeste. A previsão indica que o ciclone se intensificará nas próximas horas, devendo atingir o arquipélago na sexta-feira já como furacão de categoria 1.

A trajetória prevista aponta para que o centro do ciclone passe entre os grupos Ocidental e Central (ilhas Terceira, Graciosa, Pico, São Jorge e Faial).

Esta aproximação resultará num agravamento geral do estado do tempo em todas as ilhas dos Açores. A meteorologista Elsa Vieira, da delegação açoriana do IPMA, confirmou esta previsão.

As previsões detalhadas para sexta-feira indicam o início de precipitação em todas as ilhas a partir da madrugada, que poderá ser forte nos grupos Ocidental e Central.

O vento também se intensificará significativamente, com rajadas que poderão variar entre os 120 e os 150 quilómetros por hora, soprando de sudoeste e rodando posteriormente para noroeste. A agitação marítima será acentuada, com ondas de sete a oito metros de altura significativa e uma altura máxima que poderá atingir os 14 a 15 metros, seguindo o mesmo padrão de direção do vento.

O IPMA ressalva que, devido à distância geográfica e temporal a que o ciclone ainda se encontra, existe alguma incerteza relativamente à sua trajetória e intensidade exatas.

Como tal, a previsão atualmente disponível poderá sofrer alterações nos próximos dias.

Artigos

7

Atualidade

Ver mais
categoryVer categoria completa