menulogo
Notícias Agora
light modedark mode
Audio News Icon
notifications
Notificações
notifications
Nenhuma notificação por ler
user
Close

Comunidade Intermunicipal do Douro integra grupo de coordenação do plano de ação para a região

O Governo integrou a Comunidade Intermunicipal do Douro no grupo de coordenação responsável pela implementação do plano de ação para a gestão sustentável e valorização da Região Demarcada do Douro, reconhecendo o seu conhecimento profundo das dinâmicas locais.
left
right
News ImageNews ImageNews Image

A Comunidade Intermunicipal do Douro (CIM Douro) foi oficialmente incluída no grupo de coordenação que irá desenvolver e implementar o plano de ação para a gestão sustentável e valorização da Região Demarcada do Douro (RDD). A decisão foi formalizada através de um despacho assinado pelo ministro da Agricultura, José Manuel Fernandes, e publicado em Diário da República, com efeitos retroativos a 22 de dezembro de 2025. O Governo justificou a inclusão da CIM Douro com o seu “conhecimento aprofundado das dinâmicas locais, dos desafios estruturais e das oportunidades de valorização económica do setor”.

A entidade representa um território onde a vitivinicultura é a atividade económica, social e cultural central, sendo a sua participação considerada fundamental para a sustentabilidade da RDD.

Este grupo de coordenação foi estabelecido por uma resolução do Conselho de Ministros de 9 de setembro, com a missão de desenvolver, monitorizar e avaliar a execução do plano governamental para a região. Coordenado pelo Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP), o grupo integra também representantes do Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), do Gabinete de Planeamento e Políticas e Administração Geral (GPP), das comissões de coordenação e desenvolvimento regional do Norte e Centro, e da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP). Entre as suas responsabilidades, o grupo deverá apresentar ao ministro da Agricultura e Mar, até 31 de março, uma proposta detalhada de regulamentação e implementação do plano, com cronograma, indicadores e metas.

A implementação plena das medidas está prevista para começar em 2027, com a realização de projetos-piloto durante 2026. O grupo promoverá ainda sessões de esclarecimento com o setor até 30 de abril e assegurará a articulação com os instrumentos de financiamento disponíveis. Os membros não receberão remuneração adicional e a missão do grupo terminará a 31 de dezembro de 2030.

Artigos

5
Explorar A seguir Resumos Fontes Ouvir
App Notícias Agora
Acompanhe todas as notícias de Portugal e do mundo de forma ainda mais fácil. Instale a nossa app gratuita!
Google Play App Store
Phones