
Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Braga ‘condicionadas’ sábado e domingo



De acordo com a informação disponibilizada no Portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), consultado pela agência Lusa, cinco serviços de urgência estarão encerrados no sábado e quatro no domingo. Os encerramentos afetam maioritariamente as especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, além de um serviço de Pediatria. Durante todo o fim de semana, estarão encerradas as urgências de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais do Barreiro e de Aveiro, bem como a urgência de Pediatria do Hospital de Vila Franca de Xira. A estes encerramentos somam-se, no sábado, os dos serviços de Ginecologia e Obstetrícia dos hospitais de Setúbal e das Caldas da Rainha.
No domingo, o encerramento na mesma especialidade ocorrerá no Hospital Garcia da Orta.
Adicionalmente, vários outros hospitais terão as suas urgências a funcionar em modo 'referenciado', o que significa que apenas recebem utentes encaminhados pelo Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) ou pela linha SNS 24. Nesta situação estarão as urgências pediátricas dos hospitais Amadora-Sintra e de Loures, a funcionar 24 horas por dia em ambos os dias.
No que respeita à Ginecologia e Obstetrícia, o Hospital de Braga estará referenciado no sábado, das 08:00 às 20:00, e no domingo, das 08:00 às 24:00.
O Hospital de Leiria funcionará neste modelo durante todo o fim de semana. O Hospital de Santarém estará referenciado no sábado das 00:00 às 08:30, e o Hospital Amadora-Sintra no domingo, durante todo o dia.
Perante esta situação, as autoridades de saúde reforçam o apelo à população para que, antes de se dirigirem a um serviço de urgência, contactem a Linha SNS24, através do número 808 24 24 24, para obterem o encaminhamento e a orientação mais adequados.
Artigos
42









































Atualidade
Ver mais
Estudantes de Medicina alertam: Degradação do ensino com aumento de vagas
A Associação Nacional de Estudantes de Medicina (ANEM) manifestou-se hoje preocupada com o aumento de vagas para os cursos de Medicina, afirmando que têm sido ultrapassados os valores recomendados e que está em causa a qualidade do ensino.

Incêndio de Arganil destruiu 64 mil hectares, maior área ardida de sempre
O fogo começou em Piódão e durante 11 dias percorreu sete concelhos. O incêndio que deflagrou em Arganil no dia 13 apresenta a maior área ardida de sempre em Portugal. Mais de 64 mil hectares consumidos, segundo o relatório provisório do ICNF.

Do fecho das urgências aos partos em ambulâncias e aos tarefeiros: os problemas e as polémicas na Saúde
Com o plano de transformação e emergência em saúde em curso e com 20 medidas por cumprir, a polémica mais recente envolve uma proposta para reduzir a dependência dos chamados tarefeiros. A ideia do Governo é obrigar os médicos a escolher: ou assinam contrato com o SNS ou deixam de poder trabalhar como prestadores de serviço.

Fogo em Montalegre ameaça casas e explorações agrícolas. Seis meios aéreos combatem as chamas
Para o terreno foram mobilizados 90 bombeiros, apoiados por 24 veículos.